terça-feira, 17 de setembro de 2013

Semana da Mobilidade - 16 a 22 de setembro/2013

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana - de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) - para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.
Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se ainda torna mais urgente.
A Rede Nossa São Paulo está no sétimo ano consecutivo de mobilização e busca juntar forças para a construção de uma agenda única e com poder de interferir em políticas públicas. Esta é uma grande oportunidade de chamar a atenção da sociedade civil para o tema da mobilidade urbana e dos problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados. 
Em 2013, a Semana da Mobilidade começa no dia 16/9, segunda-feira, e termina do dia 22/9, domingo, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.
Uma série de atividades está sendo preparada pela Rede Nossa São Paulo e por organizações parceiras. Confira:
DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE 
- Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope e debate sobre Mobilidade Urbana 
Sétima edição da pesquisa, inédita, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc.
O lançamento será seguido por um debate com as presenças já confirmadas do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, do promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, do vereador Paulo Fiorilo, presidente da CPI dos Transportes da Câmara Municipal, e da diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag. A mediação será feita por Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo. 
Quando: 16 de setembro, às 9h30
Onde: Sesc Consolação
- Programação da CET/Prefeitura de São Paulo
A programação da CET/prefeitura de São Paulo foi elaborada com base na Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro).
- Vaga viva
É uma manifestação, marcada para o dia 20 de setembro o dia todo, dentro da Semana da Mobilidade, que irá ocupar o espaço originalmente reservado a dois automóveis. O espaço será transformado em um lugar de convivência, reflexão e questionamento sobre a estrutura da cidade, voltada para os carros. 
Quando: 20 de setembro, das 9h às 17h
Onde: Rua Padre João Manoel, quase esquina com a Avenida Paulista.
- Lançamento do projeto "Ruas do Futuro" 
O Instituto Soluções para Cidades lançará durante a Semana da Mobilidade 2013 o projeto Ruas do Futuro. O conceito do projeto é promover o uso de soluções inovadoras para as ruas por meio da articulação de empresas, entidades e  prefeituras.  
Quando: 20 de setembro, das 9h às 17h
Onde: Avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré (Associação Brasileira de Cimento Portland) 
- Festival CicloBR + Campeonato Sulamericano de Bike Polo
O Instituto CicloBR vai promover mais uma edição do Festival CicloBR junto com a programação da Virada Esportiva de SP. A ideia do Festival é agregar diversas atividades que envolvem a bicicleta e divulgar projetos que promovam a mobilidade urbana sustentável na cidade. Entre as novidades desse ano está a realização do 3o Torneio Sulamericano de Bike Polo, o São Polo, um campeonato de dois dias que vai movimentar atletas brasileiros e de países vizinhos para disputar essa nova modalidade esportiva da bike!
Quando: 21 de setembro, a partir das 9h
Onde: Parque da Juventude
- Semana do Rio Tietê
A Semana do Rio Tietê coincide com a Semanda da Mobilidade. Na programação, meditação, arte e show de Guilherme Arantes. Confira a pda SOS Mata Atlântica:http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/47561 
DEPOIS DA SEMANA   
-Seminário "A bicicleta em São Paulo" - Políticas públicas para transformar a cidade
A Frente Parlamentar em defesa da Mobilidade Humana da Câmara Municipal realiza no dia 25 de setembro, com a presença da secretária de Transportes de Nova York, Janette Sadik-Khan, o seminário “A bicicleta em São Paulo: políticas públicas para transformar a cidade”.
Quando: 25 de setembro, às 15h
Onde: Câmara Municipal de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário