quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fraternidade e Juventude

Jesus nos mostrou com palavras e atitudes que todos têm os mesmos direitos e que cada um tem sua importância na construção de um mundo mais humano. Isso escandalizou a sociedade de seu tempo. Nos dias atuais, muitos ainda acreditam não ter com que contribuir para a construção de um mundo mais justo.
Os  jovens enfrentam nos dias de hoje muitos problemas, tornado-os um grupo bastante vulnerável. Um desses problemas é o aumento do custo de vida que faz com que muitos indivíduos tenham dificuldade de viver com dignidade dos frutos do próprio trabalho; vivem, também, num clima de competitividade excessiva. Eles  sofrem forte apelo da mídia induzindo ao consumismo.  Há também grande facilidade para entrar no mundo das drogas.  
Muitos são induzidos, por diversos desses e outros fatores, a ter um pensamento e um comportamento egoísta, buscando apenas seu próprio bem estar, o que leva à falta de compromisso para com o próximo e as futuras gerações. 
Frequentemente, devido ao grau de corrupção existente na política atualmente, muitos jovens passam a encarar a situação com falsa ideia de que os problemas do país não têm solução e que não vale a pena ser honesto, não se sentindo, assim, capazes nem responsáveis pela construção de um país país melhor. 
Essa visão é incentivada por aqueles que manipulam a seu favor os meios de comunicação e se beneficiam da atual situação.
A Igreja, incluindo todos nós, possui o papel fundamental de, à luz da palavra de Deus, ir contra a corrente e mostrar que é possível um mundo melhor, e isso depende da participação de todos. Jesus Cristo nos deixou a missão de ajudar a motivar todas as pessoas a testemunhar sua fé cristã na prática com suas atitudes, contribuindo, assim, para a construção de um mundo mais humano, do mesmo modo que Jesus fez no seu tempo. 
Um dos mais importantes trabalhos da Igreja no Brasil é a Campanha da Fraternidade, que em  2013  tem o tema "Fraternidade e Juventudee o lema "Eis-me aqui, envia-me". Muitos foram os motivos que levaram à escolha desse tema para a campanha.  
É fundamental denunciar e ir contra as estruturas de pecado presentes nesse país, ajudando todos a ter senso crítico, como Jesus Cristo fez. A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como um de seus objetivos ajudar a conscientizar os jovens sobre sua importância como sujeitos de transformações profundas nas estruturas de nossa sociedade. Recentemente, nas manifestações que tomaram as ruas por todo o Brasil, vimos muitos jovens exercendo seu papel na busca pelo bem comum. Podemos ver no link http://pastoralfp.blogspot.com.br/2013/06/protagonismo-da-juventude.html um excelente artigo que mostra um exemplo muito claro da importância e da necessidade de os jovens desempenharem seu papel como sujeitos de transformações sociais e para a construção do reino de Deus na terra agora, e não, ficar somente esperando o reino de Deus somente para quando chegarmos ao céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário