quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Reconhecer-se no verbo encarnado



O Documento final da V CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE - conhecido como Documento de Aparecida nos traz contribuições sobre a Espiritualidade do Natal.

No capítulo que trada da realidade que nos desafia como discípulos e missionários, alguns questionamentos são muito apropriados para refletirmos sobre a espiritualidade do Natal e o conceito de Natal que a sociedade nos apresenta.

  • As novas gerações são as mais afetadas pela cultura do consumo em suas aspirações pessoais profundas.
  • Crescem na lógica do individualismo pragmático e narcisista, que desperta
    nelas mundos imaginários especiais de liberdade e igualdade.
  • Afirmam o presente porque o passado perdeu relevância diante de tantas exclusões sociais, políticas e econômicas. Para elas o futuro é incerto. Assim mesmo, participam da lógica da vida como espetáculo, considerando o corpo como ponto de referência de sua realidade presente.
  • Têm nova atração pelas sensações e crescem na grande maioria sem referência aos valores e instâncias religiosas. Em meio à realidade de mudança
    cultural, emergem novos sujeitos, com novos estilos de vida, maneiras de pensar, de sentir, de perceber e com novas formas de se relacionar. São produtores e atores da nova cultura.

Entre os aspectos positivos dessa mudança cultural aparece:

  • o valor fundamental da pessoa, de sua consciência e experiência, a busca do sentido da vida e da transcendência.

Para dar resposta à busca mais profunda do significado da vida, o fracasso
das ideologias dominantes permitiu que a simplicidade e o reconhecimento do fraco e do pequeno na existência surgissem como valor, com grande capacidade e potencial que não podem ser desvalorizados.

Essa ênfase na apreciação da pessoa abre novos horizontes, onde a tradição cristã adquire renovado valor, sobretudo quando a pessoa se reconhece no Verbo encarnado que nasce em um estábulo e assume uma condição humilde, de pobre.

Um comentário:

  1. Esse texto me impele a lançar um desafio a todos que o lerem. Não comprem presente neste Natal. Nem para si próprio e nem para outra pessoa, principalmente se essa outra pessoa é uma criança. Não participem de "amigo secreto" que obriga os participantes a irem às compras. Vamos lançar uma semente a favor da natureza e a favor de uma cultura onde a presença seja mais importante que o presente.

    ResponderExcluir