quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Avaliação do 1o. Congresso de Leigos

Caros leigos e leigas,

acessem a notícia: http://www.claspnet.org.br/noticias/comissao-central-avalia-i-congresso-de-leigos

A Comissão Central convocada pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, reuniu-se no dia 14 de dezembro de 2010 na Paróquia São Luiz a fim de avaliar as ultimas atividades realizadas no I Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo.
Os leigos e padres co-responsáveis pelo congresso avaliaram positivamente o processo desencadeado desde janeiro, as etapas paroquiais e regionais, bem como a realização das oficinas arquidiocesanas e o grande momento celebrativo do dia 21 de novembro.
O I Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo mobilizou inúmeros leigos e leigas, promover a consciência da identidade e do protagonismo dos leigos na Igreja e na sociedade, favoreceu a pastoral de conjunto e principalmente o reavivamento pastoral e missionário.
Como primeira experiência há situações e processos a serem melhores trabalhados, desafios a serem superados. O empenho de todos foi para que tudo ocorresse da melhor forma possível e pelo êxito do efetivo testemunho de uma Igreja, povo de Deus, na cidade de São Paulo.
Frutos Financeiros
A sub-comissão financeira da Comissão Central, presidida pelo Antonio Zanon, apresentou detalhadamente a prestação de contas da arrecadação dos recursos financeiros por meio da rifa que contou com 95% do empenho das paróquias e de seus leigos, sendo os demais 5% da participação dos Conselhos de Leigos (Belém e Ipiranga), Movimento Focolares e o Movimento de Integração do Campo e da Cidade – MICC.
As despesas já estão sendo quitadas e o I Congresso de Leigos contará com um fundo de aproximadamente R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para dar continuidade aos projetos decorrentes do congresso. Atualmente o recurso financeiro encontra-se aplicado em conta da Mitra Arquidiocesana sob a administração do CLASP (Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo).
Por sugestão do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer o saldo deverá ser encaminhado aos procuradores da Mitra Arquidiocesana para administração do recurso.
Neste sentido, o CLASP sugeriu ao Cardeal que para manter a transparência da administração do recurso, da acessibilidade ao fundo e execução dos projetos do congresso seja nomeado um Conselho Gestor do Fundo Arquidiocesano do I Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo. Na presença de todos os membros da Comissão Central o Sr. Cardeal considerou a proposta válida e se comprometeu a nomear para o Conselho Gestor os membros da Procuradoria da Mitra, quatro leigos da Sub-comissão de Finanças do Congresso e da Comissão Executiva, o padre coordenadora de Pastoral pelo Secretariado de Pastoral. O Conselho Gestor do Fundo contará também com um regimento para estabelecer as regras para apresentação de projetos e prestação de contas do recurso.
Próximos Passos
A Carta do I Congresso de Leigos será novamente analisada pela Equipe Executiva para publicação de sua versão final. As propostas das Oficinas serão re-organizada a partir dos eixos Organização, Formação e Ação para um planejamento estratégico de execução.
Constatou-se que muitas das propostas já estão sendo contempladas pelas pastorais e organismos eclesiais vinculados a temática para o ano de 2011.
O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer manifestou a necessidade de um novo encontro com todos os 1.200 (mil de duzentos) delegados das Oficinas Arquidiocesanas em 20 de março de 2011. A convocação oficial deverá ser encaminhada pelo Secretariado de Pastoral.

Edson Silva
Secretário Geral
I Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo

Veja também: Dr. Edson Luiz Sampel é Doutor em Direito Canônico
http://www.claspnet.org.br/noticias/defesa-de-doutorado

Nenhum comentário:

Postar um comentário