sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Nascer a partir do Encontro com o Cristo - Parte III (Agir)


Dando sequência a reflexão sobre o que o 10o. Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo traz sobre o Nascer, refletimos neste texto a partir das motivações que o Plano traz sobre o Agir.

A missão pastoral a partir do Documento de Aparecida convoca-nos a contemplar, nos rostos sofredores de nossos irmãos, o rosto de Cristo e a servi-lo neles. “De nossa fé em Cristo nasce também à solidariedade como atitude permanente de encontro, irmandade e serviço” (DAp 393-394). Na concretização deste Plano de Pastoral, queremos dar atenção aos migrantes e imigrantes; moradores de rua; doentes e enfermos; dependentes químicos; detidos e egressos do sistema prisional; crianças, adolescentes e jovens; populações indígenas; e desempregados (DAp 407-430). “Eles desafiam o núcleo do trabalho da Igreja, da pastoral e de nossas atitudes cristãs” (DAp 394).

Nosso Cardeal, D. Odilo, constata que é uma exigência evangélica “redescobrir o valor da própria fé, a razão da pertença à Igreja e a alegria de crer. Uma fé apenas superficial é como planta sem raiz profunda que, ao primeiro sol quente, seca, ou é arrancada pelo vento forte. Nossa fé é preciosa. [...] A nova atitude missionária, tão necessária à Igreja Católica no Brasil, vai ser possível somente se houver católicos profundamente apaixonados por Jesus Cristo e serenamente amantes da sua Igreja. E disso nascerão também os desejados novos frutos da fé, através do testemunho da caridade e do serviço à sociedade e da edificação do mundo, segundo as propostas e valores do reino de Deus”

O 10º. Plano quer anunciar e testemunhar a alegria e a esperança que nascem do encontro com o Senhor pela fé. “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber. Tê-lo encontrado foi o melhor que aconteceu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp 29).

Neste tempo de reflexão que o Natal nos convida, reflitamos sobre o quanto foi possível refletir, discutir e praticar essas motivações do Plano de Pastoral. Esse é o Plano norteador das ações entre 2009 a 2012. Estamos na metade da Jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário