quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mais de 70 pessoas prestigiam lançamento do Texto-base da CF-2011

Mais de 70 pessoas prestigiaram o lançamento do Texto-base da CF (Campanha da Fraternidade) de 2011, cujo tema é "Fraternidade e a Vida" no Planeta, e lema “A criação geme em dores de parto”, publicado pelas edições CNBB. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (26), na sede do Regional Sul 1 da CNBB, na capital paulista.

Participaram do lançamento, mais de 70 convidados, entre lideranças religiosas, agentes de pastorais, representantes de entidades e coordenadores da CF das sub-regiões pastorais.

A mesa foi composta pelo presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB, Dom Nelson Westrupp, pelo secretário-geral, Dom Airton José dos Santos, pelo bispo emérito de São Miguel Paulista (SP) e responsável regional pela Campanha da Fraternidade, Dom Fernando Legal, pelo padre José Pedro Teixeira de Jesus, professor de Bíblia do Instituto de Teologia da Diocese de Santo André (SP) e a Dra. Rachel Biderman, advogada e coordenadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). Representando a Campanha da Fraternidade no Estado de São Paulo estava presente o Padre Cícero Soares da Silva Neto.

A noite de lançamento foi aberta pelo Presidente do Regional Sul 1, Dom Nelson Westrupp, scj, que em sua saudação inicial recordou Bento XVI: “Com grande generosidade, Deus confiou-nos o mundo que criou. Urge aprender a respeitá-lo e protegê-lo melhor”. Por isso, segundo Dom Nelson, essas palavras deverão nortear os compromissos ao longo da Campanha que terá seu início na Quarta-Feira de Cinzas de 2011 e seguirá durante toda a Quaresma. “Respeitar e proteger melhor, ter mais cuidado e carinho para com nosso planeta, eis aí um grande desafio da CF de 2011”, foram também recomendações de Dom Nelson.

Após a acolhida feita por Dom Nelson, o bispo referencial da CF, Dom Fernando Legal fez uma retrospectiva da história das Campanhas da Fraternidade que vem sendo realizada na Igreja do Brasil. No final do discurso, o bispo recordou João Paulo II, ‘sem dúvida, será uma feliz realidade o desejo que João Paulo II fez à Igreja e todos os povos, há vinte anos atrás, em sua mensagem do Dia Mundial da Paz: "Paz com Deus, Criador, Paz com toda a Criação’", concluiu.

Rachel Biderman, falou sobre o importante papel da Igreja, através da CF-2011 em discutir em âmbito público, temas como aquecimento global e das mudanças climáticas. “O texto é um estímulo para a boa ação para contribuir no debate sobre a problemática do aquecimento global e suas consequências. É preciso reverter as dores de parto em alegria de nascimento", disse referindo-se ao Texto-base.

Em seguida, o padre José Pedro Teixeira de Jesus apresentou alguns aspectos da segunda parte do texto-base, o Julgar, à luz da fé cristã. Ele explicou de como podemos, sob a ótica da Palavra de Deus e da teologia, refletir a realidade e encontrar soluções em prol da preservação do planeta.

O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, que também esteve presente na noite de lançamento exortou aos convidados sobre a nossa responsabilidade diante da Vida no planeta e desejou que a CF-2011 possa produzir muitos e bons frutos.

Ainda no lançamento, a Equipe da CF de Hortolândia apresentou o hino da CF-2011.

De São Paulo, Renato Papis
Publicado em 29/11/2010 - 03:25
fonte www.cnbbsul1.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário