segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ser Profeta

Ontem realizou-se sob luz de Deus, um dia de sol maravilhoso e a natureza esplêndida e silenciosa de Atibaia, o 3o. Retiro da Pastoral Fé e Política que teve a agradável presença de outros paroquianos também.

Galiani com muita propriedade e dedicação estruturou três momentos de reflexão dirigidas:

1o. momento - refletimos sobre o Deus que cremos num mergulho pessoal (Deus e eu),
2o. momento - motivados por textos dos 4 profetas nas mãos que foram cuidadosa e sabiamente resumidos para nos ajudar a perceber a vocação do profeta e sua missão no profetismo bíblico. Cada um dos participantes teve oportunidade de em oração ao Deus da Vida, contemplar o profetismo de Isaías, Amós, Jeremias e Elias.
3o. questionamos sobre nosso SER PROFETA, seguido de oração pessoal com texto do profeta Jesus.

Construímos uma Colcha Profética de Retalhos, onde cada um recebeu uma folha de sulfite e ao longo do dia, foi expressando sua experiência e perfil profético, que foi construído pessoal e comunitariamente e foi partilhado.

Concluímos rezando um jogral. Os diversos momentos foram animados por cantos criteriosamente selecionados pelo Filipe que colaboraram de forma contundente com o dia de oração e reflexão.

Por onde formos também nós que brilhe a tua luz
Fala, Senhor, na nossa voz, em nossa vida
Nosso caminho então conduz, queremos ser assim
Que o pão da vida nos revigore em nosso "sim"

Composição: J. Thomaz Filho/Frei Fabreti)

5 comentários:

  1. PENA QUE ACABOU! FOI UM MOMENTO IMPAR QUE CERTAMENTE JAMAIS SE APAGARÁ DE NOSSAS MENTES E DE NOSSOS CORAÇÕES. FOI UMA VERDADEIRA RECARGA DE NOSSAS BATERIAS. PENA DE QUEM NÃO FOI.

    ResponderExcluir
  2. Quero aqui manifestar minha gratidão à Márcia e Flávio que me convidaram para orientar esse retiro. Foi realmente um momento de Graça, a presença de Deus foi experiência marcante em cada reflexão, em cada oração e expressão, sobretudo Deus se fez presença no AFETO vivido pelos participantes. É lamentável que uma comunidade não valorize tão precioso momento. Estou sendo injusto: a comentarista leu no inicio da missa das 7h30min uma intenção, pedindo pelo retiro. Por outro lado sei e sabemos que uma comunidade não é feita de um só grupo e movimento e, que muitos estavam também ocupados com seus afazeres comunitários. Avante Fé e Política!

    ResponderExcluir
  3. Quero propor à Pastoral Fé e Política que apresentem ao pároco, a possibilidade de fazer sempre no quarto sábado, quando a Pastoral Fé e Política discute a Campanha da Fraternidade do ano, com sublimes palestras, que a liturgia seja preparada com o ACENTO da pastoral, cantos, comentário e até místicas durante a missa. É preciso alimentar e celebrar a caminhada, assim o fazem o Apostolado da Oração, ECC, Renovação Carismática, União do Apostolado Católico e tantos movimentos, ação do Espírito Santo de Deus na vida da Igreja.

    ResponderExcluir
  4. PARABENS AMIGO GALIANI PELA PROFÉTICA IDÉIA.

    ResponderExcluir
  5. De fato, a experiência vivida ontem, no retiro foi única e profunda. Aquele momento foi verdadeiramente o encontro mais feliz que tive com o Cristo.

    Não éramos 12 ali, porque "ELE" estava no meio de nós sem nenhuma dúvida. É uma pena mesmo que amigos tão queridos tiveram outros afazeres e não puderam compartilhar conosco da companhia divina de Nosso Senhor!!

    Quantas bênçãos! Quanta emoção!

    Ainda estou muito emocionada...

    Agradeço imensamente a oportunidade de estar ali, de pertencer a esse grupo e de conhecer nele pessoas tão especiais (Márcia, Flavio, Renê, Célia, Filipe, Rosa, Roseli, Toninho, PAULO, Andrè e Galiani)

    Que Deus encha as vidas de vcs de muitas graças!

    ResponderExcluir