quinta-feira, 24 de junho de 2010

"Vós sois o sal da terra. Vós sois a Luz do mundo"


Neste último sábado, dia 19/06/2010 tivemos em nossa Pároquia a reúnião de encerramento da primeira fase do 1o. Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo. O Congresso como é de conhecimento de todos, está dividido em três fases: Paroquial, Regional e Arquidiocesano. Concluímos a primeira fase e vamos agora seguir para a segunda.

A reunião teve inicio com a Santa Missa às 15hs, e na sequencia foi apresentado o documento gerado pela Comissão Paroquial onde consta um diagnóstico feito nos estudos com os grupos formados pela Comunidade nesses 07 (sete) encontros. O mesmo nos foi apresentado pelo Pe. Renato e por Marcia. O documento tem a finalidade de pontuar o que a Comunidade tem de positivo, mas, principalmente, onde devemos trabalhar para melhorar. Segundo o Padre Renato, alguns pontos negativos ficaram muito evidentes e atitudes concretas serão tomadas para que esse trabalho dê bons frutos. Comentamos abaixo alguns deles:

Formação dos Leigos- Ficou evidente a carência de estudos e formação na nossa Comunidade. Se comentou inclusive, que essas formações são oferecidas por diversos grupos, mas a Comunidade não prestigia. Precisamos trabalhar mais na motivação da Comunidade a participar destes momentos. Como ouvimos na homilia da missa desse encontro, não podemos amar o que não conhecemos. Amaremos mais a nossa Igreja/Comunidade à medida que vamos conhecendo-as.

Formação de Líderes - A Comunidade sente muito a falta de um trabalho formador de líderes. As pessoas são convidadas a liderarem os grupos sem que para isso seja feito um trabalho mais focado no objetivo desse grupo, suas finalidades. Ficou bem claro, que em muitos grupos, o lider não está preparado para trabalhar numa equipe de voluntários. Impõe sua idéias sem dar liberdade aos membros de manifestarem as suas. Se faz necessário que os lideres estejam preparados para não somente acolher as boas iniciativas, como também incentivá-las, valoriza-las e respeitá-las.

Comunicação - A fata de comunicação na Comunidade é um ponto crítico apresentado. A comunicação em todos os níveis e formas. Entre os membros, entre os movimentos e pastorais, etc. Precisamos de boas iniciativas que estimulem a disseminação da informação entre todos. Desenvolver meios para efetivar a mesma: Digital, no papel, nos avisos da missa, murais, panfletos, etc.

Acolhida - Se falou bastante sobre a falta de acolhimento que a Comunidade tem apresentado não somente com os novos participantes, como também entres os antigos. Temos muitos movimentos que trabalham para trazer para dentro da Igreja, novos membros. Mas, esse trabalho acaba perdendo o sentido uma vez que os membros estando entre nós, não fazemos o acolhimento necessário para que eles permaneçam. Quantos irmãos nossos se afastaram da Comunidade nesses últimos tempos por não encontrarem aqui, o apoio necessário para servir com aquilo que pode. São muitos que tem procurado as comunidades circunvizinhas por esses motivos. Os movimentos e pastorais da Comunidade trabalham isoladamente negando assim, o próprio sentido de ser Comunidade (Comum + unidade). Os eventos são preparados pelos grupos para os próprios grupos e não abrem para a participação de todos, como deveria ser.

O Padre Renato foi bastante incisivo ao comentar que ações concretas serão desenvolvidas e postas em prática, a partir desse semestre.

Damos especial destaque às oficinas que serão realizadas no próximo final de semana pela Região dando continuidade ao Congresso como 2a. fase:

- Missão do Leigo na vida e na animação da Comunidade - Paróquia São Mateus - Dia 26/06/2010
- Vida e Missão do Leigo junto a Juventude - Colégio Mary Ward - Dia 27/06/2010

Um comentário: