quarta-feira, 2 de junho de 2010

Brasil e Zimbábue

Comer ou assistir a um jogo da Seleção Brasileira? Hoje, às 10h30 (horário de Brasília), muitos africanos trocarão alguns pratos de comida para ver o Brasil em ação.

Mas a verba poderia ajudar a melhorar a vida dos habitantes do país. O ingresso mais barato custará US$ 10 (R$ 18), o suficiente para pagar cinco refeições, no mínimo.

CBF irá receber R$ 2,4 milhões para jogar contra o Zimbábue
O Zimbábue receberá o Brasil para a disputa de um amistosoe não será barato: o ditador Robert Mugabe irá gastar US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 2,4 milhões para receber a Seleção Brasileira) para receber o time penta campeão.

ZIMBÁBUE
- Em 2008, a inflação chegou a 231.000.000% ao ano. Havia nota até de 500 trilhões de dólares zimbabuanos. "Em 2009, caos foi minimizado". A moeda local foi extinta: hoje se usa dólar americano e rand sul-africano no país.
- Taxa oficial de inflação anual superior a 4.500 por cento.
- Pesquisa da ONU em maio apontou que Afeganistão e Zimbabwe são os países com menor expectativa de vida: 42 anos.
- País tem 10% da população infectada pelo HIV (20% entre jovens e adultos)
- Taxa de desemprego chegou a 95%, a maior do mundo


Fonte: http://www.espbr.com, http://www.lancenet.com.br

3 comentários:

  1. Cara catequista e amiga de inquietudes: É o Renê que lhe deseja saúde e paz. O que agrava ainda mais ainda essa sua denuncia é saber que os interêsses que alavancaram esse evento futebolistico são em primeiro lugar de ordem econômica. A seleção brasileira faz o papel de vitrine para colar no imaginário do sofrido povo daquele pais as marcas que patrocinam esse circo milionário e aguçar o desejo de consumo.

    ResponderExcluir
  2. É de envergonhar. Gostaria de propor a cada um, que buscássemos os nomes dos patrocinadores dessa "seleção nacional" e mandássemos e-mails mostrando essa indignação e que a Marca será desmoralizada... se não estão preocupados com a Fome do Povo... quem sabe se preocuparão com a "Marca"...

    ResponderExcluir
  3. Basta um olhar ao redor do gramado para perceber que a moldura de propaganda corresponde às empresas que financiam o circo. São cerca de R$ 210 milhões ano depositados nos cofre da CBF. Seara Alimentos, do Grupo Marfrig,TAM, Gillette, Grupo Pão de Açúcar e Volkswagen (responsável direta pela convocação do Robinho)são o carro chefe. A Nike (aquela mesma que explora os mercados de trabalho escravo mais pobres do mundo para produzir seus tenis) é o carro-chefe dos patrocinadores, com US$ 45 milhões (R$ 78,7 milhões) anuais. Já Vivo, Ambev e Itaú depositam US$ 15 milhões (R$ 26,2 milhões) a cada 12meses. Inocente o olhar que não percebe os interêsses maiores que movem tanto dinheiro.

    ResponderExcluir