terça-feira, 8 de junho de 2010

Querem proibir doação de alimento para morador de rua


por Danilo Augusto última modificação 07/06/2010 06:04
Colaboradores: RADIOAGÊNCIA NP

Comerciantes do bairro Santa Cecília, com apoio do Conseg, pretendem fazer ofensiva contra quem alimentar sem-teto em São Paulo.

A situação de vida que já não é fácil, ainda pode piorar para os moradores em situação de rua do bairro Santa Cecília, na cidade de São Paulo. Os comerciantes e moradores da região criaram uma estratégia junto ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), para expulsar aproximadamente 1.3 mil sem-teto que circulam pelo bairro. A proposta é fazer uma ofensiva contra as ONGs e restaurantes que doarem alimentos para essas pessoas.
A estratégia é que o Conselho mapeie os estabelecimentos e ONGs que fazem doação para convencê-los a suspenderem o apoio. Se não alcançar resultado, o Conselho irá acionar a Vigilância Sanitária para interditar os estabelecimentos irregulares.

Na reunião em que foi traçada a estratégia, participaram comerciantes, Polícia, Subprefeitura da Sé, Guarda Civil, entre outros.

De acordo com o integrante da Associação Rede Rua, Alderom Costa, esta ação é típica de um padrão de sociedade preconceituosa que não conhece a realidade.

“A tendência é sempre esconder e partir para o ataque sobre o que é feito. Assim como é feito neste caso da alimentação, são feitas ações para evitar que se criem albergues próximos ao bairro. No fundo querem evitar um comprometimento social do bairro. Isso é um desconhecimento, falta de conscientização e de uma cidadania dos comerciantes e instituições."

Alderom ainda reforça que este problema de moradores em situação de rua é social, e que o poder público deveria assumir a responsabilidade.

“O poder público precisa ter profissionais e pessoas capacitadas para gerir esse problema de falta de políticas públicas. Devem ser realizadas ações efetivas que possibilitem a transformação desta situação de rua, em situação de vida.”

mensagem enviada por Rene Roldan

3 comentários:

  1. Como cristãos, filhos de Deus, templos do Espírito Santo, não podemos deixar de nos indignar.

    A dignidade da vida humana fica a margem. É preciso ver e ouvir àqueles que não tem voz.

    São João Batista, voz que clama no deserto dos corações distantes de Deus, rogai pelos moradores de rua da rica cidade de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. O que fica claro é que não basta existirem leis se não houver canais de informação que as popularize. O Conseg é um exemplo. Sua promulgação serviu na época, 1985, como trunfo eleitoreiro para alavancar interêsses político partidário. Lamentavelmente seu uso foram rapidamente cooptados pelos interêsses dos comerciantes para "proteção" de seus patrimônios. Não me surpreendo se seguradoras tambêm não façam parte desse "clube do bolinha".

    ResponderExcluir
  3. Clube do bolinha ou não, uma coisa é certa: pouco faço por essa população de rua!

    ResponderExcluir