terça-feira, 18 de maio de 2010

Tu és decerto o único homem de passagem por Jerusalém que não tenha sabido o que se passou nestes dias! (Lc 24,13-19)

Testemunhas através de atenção aos fatos

Neste terceiro dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos somos convidados a refletir que o crescimento na fé é uma caminhada complexa.

Muitas pessoas em nosso mundo de hoje enfrentam variadas pressões e responsabilidades. É fácil não perceber o amor de Deus se revelando a nós em nossa vida e nossa experiência cotidiana. Quanto mais nos rodearmos de tensões e atividades, maior é a possibilidade de não perceber o que fato está bem diante dos nossos olhos. Como os dois discípulos do evangelho, às vezes pensamos que sabemos o que é a realidade, e tentamos explicar a outros nosso ponto de vista, mas ainda assim não nos damos conta da plena verdade. Em nosso mundo de hoje somos convidados a perceber Deus nos surpreendentes e inesperados fatos da vida.

Durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, buscamos perceber Deus nos fatos e experiências do nosso dia a dia. Encontramos pessoas que já conhecemos e outras que ainda nos são desconhecidas. Nesses encontros aprendemos com as experiências espirituais uns dos outros e assim obtemos uma nova visão da realidade de Deus. Essa consciência da presença de Deus nos desafia a trabalhar pela unidade cristã.

Oração
Senhor Jesus, Bom Pastor, tu nos encontras e permaneces conosco na vida diária. Oramos pela graça de estar conscientes de tudo que fazes por nós. Pedimos que nos prepares para estarmos abertos a tudo que ofereces e que nos conduzas unidos num só rebanho.


Questões para refletir
1. Quando você tem se dado conta da presença de Deus em sua vida?
2. Você está atento a tragédias e celebrações mundiais e percebe como nossas Igrejas poderiam responder a isso conjuntamente?
3. Basta estar atento, ou há algo mais que você poderia fazer para dar testemunho da sua fé?
4. Como você percebe Deus quando a realidade da presença de Deus não corresponde a suas expectativas?

2 comentários:

  1. 1 - a presença de Deus tem sido uma constante. É estar atento a estas ações que nos move a acreditar cada vez mais na nossa Igreja, em sermos Igreja.
    2 - Tenho procurado acompanhar, mas sinto falta de uma cultura nesse sentido.
    3 - tenho buscado criar momentos para que essa cultura cresça.
    4 - realmente é sempre mais difícil perceber isso. Geralmente percebemos essa situação algum tempo depois.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que essas postagens sobre a Semana de oração ao redor do que é ser testemunha de Jesus Cristo, provocou reflexão e resposta aos questionamentos.

    ResponderExcluir