sexta-feira, 21 de maio de 2010

Que vem a ser essa perturbação e por que se elevam essas objeções em vossos corações? (Lucas 24,38)

Jó 19, 23-27 Meus olhos o verão, ele não será estranho
Salmo 63 Minha alma tem sede de ti
Atos 3, 1-10 O que tenho, isso te dou
Lucas 24, 36-40 Os discípulos estavam espantados e cheios de medo

Testemunho através da esperança e da confiança (7o.dia)

Durante sua caminhada na vida e na fé, os cristãos experimentam momentos de dúvida. Quando os cristãos não conseguem reconhecer a presença do Cristo ressuscitado, estar juntos às vezes torna suas dúvidas mais pesadas em vez de aliviá-las.

O desafio que se coloca diante dos cristãos é continuar a acreditar que, mesmo quando não vêem ou não sentem a presença divina, Deus continua com eles. As virtudes da fé, da esperança e da confiança permitem que eles testemunhem que sua fé vai além de suas próprias possibilidades.

Na figura de Jó, temos um exemplo de alguém que enfrentou tribulações e desafios difíceis e até discutiu com Deus. Na fé e na esperança, porém, ele acreditava que Deus permaneceria a seu lado. Essa confiança e convicção aparecem também nas ações de Pedro e João, no relato do encontro com o homem de pernas atrofiadas, como nos é descrito nos Atos. Sua fé no nome de Jesus os leva a testemunhar energicamente diante de todos os presentes.

O salmo de hoje é uma prece que expressa nosso profundo desejo pelo amor sempre presente de Deus.

Nosso encontro durante essa Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos leva nossas comunidades a crescer na fé comum, na esperança e no amor. Damos testemunho a todas as pessoas do amor firme e constante de Deus e afirmamos diante de nossa própria Igreja a fidelidade a Deus.

Quanto mais unidos testemunharmos, mais forte será nossa mensagem.

Oração

Deus da esperança, partilha conosco a visão de uma única Igreja, e derruba nossas dúvidas. Aumenta nossa fé na tua presença para que todos os que acreditam em ti possam te adorar juntos em espírito e verdade. Oramos especialmente por todos aqueles que estão em dúvida neste momento, ou cujas vidas se gastam nas sombras do perigo e do medo. Fica com eles e dá-lhes tua presença consoladora.

Questões para refletir

1. Como você lida com seus próprios medos e dúvidas?

2. Como você pode ser, através de seu comportamento, motivo de medo ou ansiedade para outros?

3. Em que situações você enfrentou seus próprios medos e dúvidas e assim deu testemunho de sua fé em Cristo ao superar essas dificuldades?

4. Como as comunidades cristãs podem se encorajar mutuamente na fé e na esperança?

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20090630_week-prayer-2010_po.html

2 comentários:

  1. Reflexões:
    1. Orando muito. Entregando nas mãos de Deus, toda a minha vida e a daqueles que me são caros. E confiando firmemente na presença de Deus em minha vida.

    2. Para alguns, se o meu comportamento for de arrogancia e insensibilidade. Para outros, se demonstrar fraqueza, falta de fé, insegurança e incoerência entre o que eu digo e o que eu faço.

    3. Um momento que parecia ser muito dificil como a falta de um emprego, passou por mim sem que eu sofresse muito. Sempre confiava que chegaria aquele que Deus havia destinado. E chegou!

    4. Na ação e oração comum, em momentos de reflexão como estes da Semana de Oração pela unidade dos Cristãos, em campanhas da Fraternidade ecumênicas e principalmente, estudo do evangelho que é só um para todos nós Cristãos.

    ResponderExcluir
  2. 1 - A força da oração e saber ouvir, interpretar os fatos e não simplesmente aceitá-los.
    2 - Questionando atitudes e fatos.
    3 - O questionamento é constante, mas buscando entender a situação, saber qual seu papel no momento, através de reflexões e testemunho.
    4 - É necessário muita formação. É necessário uma nova forma de formação cristã.

    ResponderExcluir