sábado, 22 de maio de 2010

Tendes aqui algo de comer? (Lucas 24,41)

Testemunho através da hospitalidade (8o.dia)

Gênesis 18, 1-8 Vou trazer um pedaço de pão; refazei vossas forças
Salmo 146 Ele faz justiça aos oprimidos, dá pão aos que tem fome
Romanos 14, 17-19 Procuremos, pois, o que convém à paz e à edificação mútua
Lucas 24, 41-48 Então ele lhes abriu as Escrituras

Hoje, a comunicação eletrônica nos torna vizinhos de todos em um pequeno e superpovoado planeta. Como no tempo de Lucas, muitas pessoas e comunidades tiveram que deixar suas casas, vagando e viajando para terras estranhas. Pessoas adeptas das grandes religiões mundiais tem chegado trazendo novas crenças e culturas às nossas comunidades.

Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos reconhecemos, em nossa partilhada caminhada para a unidade, a hospitalidade e o companheirismo de cristãos de todas as Igrejas. Cristo também nos chama tanto a oferecer como a receber a hospitalidade do desconhecido que se tornou nosso vizinho. Certamente, se não podemos ver Cristo no outro, então não poderemos ver Cristo de jeito algum.

A história em Gênesis descreve como Abraão recebeu Deus ao abrir sua casa e oferecer hospitalidade a desconhecidos.

O Deus de toda a criação também está com o prisioneiro, o cego, o estrangeiro. Nosso salmo é uma oferta de louvor pela permanente fidelidade de Deus e por tudo que Ele tem feito por nós.

O texto da carta aos Romanos nos recorda que o Reino de Deus vem através da justiça, da paz e da alegria no Espírito Santo.

O Cristo ressuscitado une os discípulos, come com eles e eles o reconhecem de novo. Ele lhes relembra o que as Escrituras disseram sobre ele e explica o que não tinham entendido antes. Assim, ele os liberta de suas dúvidas e medos e os envia para serem testemunhas dessas coisas. Ao criar essa oportunidade de encontro com ele, dá-lhes condições de receber a sua paz, que inclui justiça para os oprimidos, socorro aos famintos e mútua edificação, como dons do novo mundo da ressurreição. Os cristãos, ao longo da história, têm encontrado o Senhor ressuscitado à medida que servem os outros e são por eles servidos na fé; assim, nós também podemos encontrar o Cristo quando partilhamos nossas vidas e nossos dons.

Oração

Deus de amor, tu nos mostraste tua hospitalidade em Cristo. Reconhecemos que, ao partilhar nossos dons com todos, nós te encontramos. Dá-nos a graça de nos tornarmos um em nossa caminhada conjunta e de te reconhecermos uns nos outros. Ao acolher um estranho em teu nome, possamos ser testemunhas da tua hospitalidade e da tua justiça.

Questões para refletir

1. Como o país em que você vive é hospitaleiro com os estrangeiros?

2. Como, aí na sua vizinhança, um desconhecido pode encontrar hospitalidade e espaço para viver?

3. Como você pode mostrar gratidão aos que lhe deram acolhimento e se tornaram disponíveis diante de suas necessidades?

4. Como a cruz nos mostra que a hospitalidade de Deus é vivida em total auto entrega?

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20090630_week-prayer-2010_po.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário