sexta-feira, 21 de maio de 2010

Não ardia em nós o nosso coração quando ele nos falava no caminho e nos explicava as Escrituras? (Lucas 24,32)

Testemunho através da fidelidade às Escrituras

Neste 6o. dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos somos convidados a refletir que os cristãos encontram a Palavra de Deus na escuta fiel da proclamação da Sagrada Escritura, e pela leitura orante dos vários livros da Bíblia, eles abrem seus corações e mentes para receber a própria Palavra de Deus. Jesus prometeu a seus discípulos que enviaria o Espírito Santo para fazê-los compreender a Palavra de Deus e para guiá-los na plena verdade.

Historicamente, os cristãos têm estado divididos na leitura e compreensão da Palavra de Deus. Frequentemente usam a Bíblia para enfatizar seus desentendimentos em vez de buscar caminhos de reconciliação. Felizmente, em tempos mais recentes, com a busca pela unidade, a Sagrada Escritura tem aproximado os cristãos. O estudo bíblico partilhado se tornou entre eles um grande instrumento para crescer juntos. A caminhada cristã que celebramos durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é algo que está firmemente alicerçado em nossa escuta partilhada da Palavra de Deus, em que tentamos juntos compreender e viver o que ela nos diz.

Durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, oramos para que todos os cristãos possam penetrar mais profundamente no mistério da maravilhosa revelação de Deus que nos é apresentada na Sagrada Escritura. Pedimos ao Espírito Santo que nos ajude a compreender melhor a Palavra de Deus e que nos oriente em nossa jornada comum de fé, até que estejamos todos reunidos de novo ao redor da única mesa do Senhor.

Oração

Deus, nós te louvamos e te agradecemos por tua palavra salvadora, que nos chega através das Sagradas Escrituras. Agradecemos também por todos os irmãos e irmãs com os quais partilhamos a tua Palavra e descobrimos juntos a grandeza do teu amor. Pedimos a luz do Espírito Santo, para que tua Palavra possa nos conduzir e nos orientar em nossa busca por maior unidade.


Questões para refletir
1. Que passagens da Escritura são mais significativas para você?
2. Quem ou o que em sua vida faz seu coração arder com paixão pelo evangelho e com desejo de testemunhar Cristo?
3. Que passagens da Escritura têm ajudado você a compreender melhor o testemunho de outros cristãos?
4. Como nossas Igrejas poderiam usar mais eficazmente a Escritura em sua vida diária e na oração?

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20090630_week-prayer-2010_po.html

Um comentário:

  1. 1 - Quando Jesus pede a Pedro para ir a águas mais profundas. Muitas vezes nos acostumamos com nossos trabalhos e não percebemos que devemos dar uma passo à frente. Marcante também quando os discípulos caminham com Jesus, mas não o reconhecem. Muitas vezes Ele está falando conosco e não percebemos.
    2 - Algumas pessoas são marcantes e motivadoras nesse ardor. Na trajetória de trabalho algumas marcaram, em momentos de estudo, outros marcaram. Mas em todos esses momentos é importante conseguir perceber a ação de Deus nessas pessoas e nos fatos relatados.
    3 - Quando fiz o estudo de Teologia e em várias passagens a ação de Deus na organização do povo.
    4 - Realmente somente através de estudos. Infelizmente, nós católicos, não temos o hábito de aprofundar o conhecimento,nem mesmo no que professamos.

    ResponderExcluir