segunda-feira, 17 de maio de 2010

Quais são essas palavras que estais trocando ao caminhar? (Lc 24,13-17)

Testemunhas através de histórias partilhadas

Neste segundo dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos somos convidados a refletir o fato de que a partilha de nossas histórias é um poderoso modo de dar testemunho de nossa fé em Deus. Ouvir uns aos outros com respeito e consideração nos permite encontrar Deus na própria pessoa com quem estamos fazendo a partilha.

O evangelho de hoje apresenta um Jesus que ilumina nossa cegueira e dispersa nossos desânimos. Ele nos ajuda a compreender nossas histórias dentro do desenvolvimento do plano de Deus.

Durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, escutamos as histórias de fé que nos vêm de outros cristãos, a fim de encontrar Deus na variedade dos caminhos em que o próprio Deus se revela a nós. Temos consciência de que podemos partilhar com outros através da tecnologia da realidade virtual. Os meios modernos de comunicação podem nos ajudar a partilhar de modo mais amplo, e assim criar uma comunidade que é maior e mais espalhada do que o que alcançaríamos com contato puramente físico.

Ao escutar com atenção, crescemos em fé e amor. Apesar da diversidade de nossos testemunhos pessoais e coletivos, nos encontramos interligados na única história do amor de Deus por nós, revelado em Jesus Cristo.

Oração
Deus da História, nós te agradecemos por todos os que têm partilhado conosco sua história de fé e assim deram testemunho de tua presença em suas vidas. Nós te louvamos pela variedade de nossas histórias, de pessoas e de Igrejas. Nessas histórias vemos o desenvolvimento da única história de Jesus Cristo. Pedimos coragem e convicção para partilhar nossa fé com aqueles com quem nos colocamos em contato, e assim possibilitar que a mensagem da tua Palavra se divulgue para todos.

Questões para refletir
1. Você está espalhando o evangelho ou só espalhando boatos?
2. Até que ponto você ou sua Igreja estão dispostos a se envolver na história de outros?
3. Até que ponto você está disposto a partilhar com outros suas histórias de fé, e assim dar testemunho da presença de Deus em suas experiências pessoais de vida e morte?
4. Você está consciente do enorme potencial para o bem que os modernos meios de comunicação oferecem hoje à Igreja?


Fonte: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20090630_week-prayer-2010_po.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário