quinta-feira, 20 de maio de 2010

Não era preciso que o Cristo sofresse isso para entrar na sua glória? (Lc 24,26)


Testemunho através do sofrimento
Antes de oferecer ao mundo a ressurreição, Cristo assumiu uma terrível morte e a profunda escuridão do túmulo, para estar plenamente conosco em nossos momentos mais difíceis. Somos chamados a refletir esse testemunho neste quinto dia de oração pela unidade dos cristãos.

Seguindo as pegadas do Senhor, os cristãos que buscam a plena unidade mostram sua solidariedade àqueles que entre eles se defrontam com trágicas situações de sofrimento, proclamando que o amor é mais forte do que a morte. Foi da extrema humilhação do túmulo que a ressurreição se tornou um novo sol para a humanidade, um clamoroso anúncio da vida, do perdão e da imortalidade.

Oração
Deus, nosso Pai, olha com compaixão nossas situações de pobreza, sofrimento, pecado e morte; nós te pedimos perdão, cura, conforto e apoio em nossas dificuldades. Nós te agradecemos por todos aqueles que conseguem ver a luz em sua aflição. Possa o teu Divino Espírito nos ensinar a grandeza da compaixão e nos ajudar a ficar ao lado de nossos irmãos e irmãs em dificuldade. Cheios desse Espírito, possamos unidos proclamar e partilhar com o mundo a vitória de teu Filho, que vive para sempre.

Questões para refletir
1. Como você pode demonstrar empatia para com os que sofrem e se encontram em dificuldade?
2. Que sabedoria e mais profundo conhecimento você tem obtido através dos sofrimentos que experimentou na vida?
3. Como você expressa solidariedade com o sofrimento e a opressão que tantas pessoas que vivem na pobreza experimentam? Qual é sua própria experiência desse tipo de situação?
4. Como você dá testemunho da misericórdia de Deus e da esperança que você encontra à luz da cruz de Cristo?

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20090630_week-prayer-2010_po.html

2 comentários:

  1. 1 - É necessário estar atento aos fatos e estar desprendido do "ter".
    2 - Foram em momentos muito difíceis de minha vida que senti a importância de uma família que colocava Deus acima de todas as necessidades e obstáculos. Após passar esses momentos, vimos juntos que a presença de Deus estava em cada tomada de decisão.
    3 - Na busca pela justiça. Estar a disposição das pessoas na busca de um mundo melhor. Com palavras que buscam sempre construir e não denegrir.
    4 - Com testemunho no dia-a-dia. procurando estar atento ao que faço, ao que digo.

    ResponderExcluir
  2. Nesta semana de oração pela Unidade, o Setor Carrão Vila Formosa se reuniu para partilhar sua caminhada a respeito do Congresso de leigos. A espiritualidade deste encontro foi guiada pelo atual coordenador do setor, o Pe. Fadul, que motivou e desafiou os presentes a serem testemunhas do Cristo Ressuscitado a partir do alimento recebido da Palavra de Deus em comunidade. Pediu que esta Palavra, refletida e acolhida se torne viva e refletida em atitudes coerentes com sermos testemunhas de Cristo.

    ResponderExcluir