segunda-feira, 1 de março de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

Dando continuidade ao modelo de estudo da Campanha da Fraternidade de 2009, a paróquia São João Batista realizou no sábado, 27/02, o 1º Encontro da CFE-2010. Estiveram presentes paroquianos, membros de pastorais e o pároco Pe. Renato Vieira, que estudaram o texto-base e trouxeram os pontos mais importantes que serão discutidos durante o ano, com a finalidade de que a CF não se restrinja somente ao período de quaresma.
A coordenadora da Pastoral Fé e Política, Márcia M. Castro, fez a apresentação da CFE-2010, enfatizando a importância da participação da comunidade e a presença do pároco, evidenciando que a experiência do ano anterior foi muito importante e que alguns frutos já podem ser vistos. Salientou o fato da CF ser Ecumênica e a importância de estarmos juntos com as demais religiões cristãs em busca do BEM COMUM.
Após a apresentação, a comunidade sugeriu vários temas e nomes de pessoas para a apresentação dos encontros mensais, tais como: Economia e Bem-Comum; Economia e Ecologia; Cidadania para a Economia; Economia Solidária; Influência da Economia da Estrutura Familiar; Economia e Consumismo; Economia para o Trabalhador entre outros. Foram sugeridos nomes ligados à igreja católica e as igrejas irmãs, aos quais estaremos fazendo os convites.
Ao final, cada participante plantou uma semente de Ipê em um vaso. Estas sementes serão cultivadas pela comunidade e, durante todos os encontros da CFE-2010, estarão juntos ao grupo, simbolizando a semente que estaremos colocando em cada um e que, como o Ipê, brotarão lentamente, mas depois de alguns anos, se tornam as árvores mais resistentes de nossa natureza, já fazendo assim uma ligação ao futuro tema da CF-2011, que tratará a Ecologia. A Coordenadora da Liturgia Conceição ficou encarregada de cuidar das sementes durante o período de um encontro a outro.
O próximo encontro acontecerá no dia 27 de março, com início às 15:00 horas com a santa missa. O tema será ainda definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário