sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Fraternidade e Política



Filipe Thomaz*

A igreja católica, incluindo todos nós, tem a responsabilidade de continuar a missão que Jesus Cristo deixou a seus apóstolos. Com essa finalidade, realiza todos os anos a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo promover a discussão pública sobre problemas graves que afetam todos nós, e também, buscar formas de resolver resolve-los. Em 1996, o tema foi "Fraternidade e Política" e o lema "Justiça e Paz se abraçarão". 
É fundamental que, à luz da palavra de Deus, despertemos, em nós e em nossos irmãos, a consciência de que a corrupção não pode ser admitida na sociedade, pois, direta ou indiretamente, é a raiz de muitas injustiças. 
Recentemente, houve muitas manifestações por todo o Brasil, e uma das principais reivindicações era o fim da corrupção. 
Atualmente, os envolvidos em um dos maiores escândalos políticos da historia do Brasil, que ficou conhecido como "mensalão" estão sendo julgados e condenados. Ao contrário de muitos outros escândalos políticos no país, parece estar havendo mais seriedade na aplicação da justiça. Na história recente do Brasil é difícil ver casos em que pessoas muito influentes, mesmo condenadas pela justiça, tenham passado mais do que alguns poucos dias na cadeia. Com certeza, ainda estamos muito longe do fim da corrupção, mas este pode ser um grande exemplo para se reduzir a impunidade no Brasil. 
Tudo indica que a indignação do povo unido conseguiu fazer com que o julgamento dos envolvidos nesse escândalo seja levado mais a sério com relação às condenações.

*Membro da Pastoral Fé e Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário