Neste Sábado Resistente, teremos a oportunidade de conversar com o militante político Cid Benjamin, que acaba de lançar “Gracias a la Vida” – seu livro de memórias.
Nascido no Recife em 1948, Cid é jornalista e professor universitário que reside no Rio de Janeiro. Ex-militante do MR-8, participou do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969. Preso, foi libertado em 1970 em troca do embaixador alemão von Holleben, também sequestrado. Cid viveu exilado na Argélia, na França, em Cuba e na Suécia, até voltar ao Brasil logo depois da anistia, em 1979.
Ao retornar, trabalhou em importantes jornais do país, como O Globo e Jornal do Brasil, e recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, com mais quatro colegas, por uma série de reportagens sobre a Guerrilha do Araguaia. Foi assessor da deputada federal Jandira Feghali, do PC do B, e da Presidência da OAB – Rio.
Em 2006, concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PSOL do Rio de Janeiro, mas não se elegeu. Atualmente é professor de "Realidade Socioeconômica e Política" nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro. PROGRAMAÇÃO
Apresentação: Caroline Grassi Franco de Menezes (Memorial da Resistência de São Paulo) Coordenação: Ivan Seixas (Núcleo de Preservação da Memória Política)
Palestra de Cid Benjamim e debate com o público - 15h30 às 16h30
Lançamento do livro e autógrafos do autor - 16h30 às 17h30
Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário