quinta-feira, 7 de julho de 2011

Novo túnel na Água Espraiada custará o mesmo que 25 quilômetros de metrô

Em entrevista à Radio CBN, João Sette Whitaker, professor de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da Universidade Mackenzie e coordenador do Laboratório de Habitação da USP informou o disparate de que o novo túnel na Água Espraiada custará o mesmo que 25 quilômetros de metrô.

Ouça a entrevista

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta segunda-feira (4), em segunda votação, por 39 votos a 15, o substitutivo ao projeto de lei 25/2011, que modifica parcialmente as obras previstas na lei 13.260, de 2001, que instituiu a Operação Urbana Água Espraiada. O novo traçado prevê um túnel de interligação com a Imigrantes de 2,3 km, enquanto a lei aprovada em 2001 previa um túnel de apenas 400 metros.

A mudança ocorreu para adequar o texto legal à nova extensão do túnel que ligará a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes.

DesapropriaçõesDe acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o projeto envolve 8.194 domicílios, onde vivem 28 mil pessoas. Destes, 7.090 domicílios e 24 mil pessoas estão em 12 favelas: Alba, Americanópolis, Babilônia, Beira Rio, Fonte São Bento, Guian Corruias, Henrique Mindlin, Muzambinho, Rocinha Paulistana, Taquaritiba, Imigrantes I e Vietnã. O projeto também afeta 1.104 domicílios formais, envolvendo outras 4 mil pessoas.


Ao invés do políticas de transporte público, temos mais um escândalo que protege as grandes empreiteiras e o sacrifício dos pobres moradores que serão desapropriados.
Fonte: CBN, g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário