segunda-feira, 18 de abril de 2011

AGIR – CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011


A Paróquia São João Batista de Vila Carrão parte para a ação concreta da CF-2011.


Após o estudo dos documentos da CF, como ação concreta, neste Domingo de Ramos, aconteceu a 1ª Feira de produtos naturais. Consolidou-se a partir deste momento a parceira com o MICC (Movimento Integração Campo-Cidade), fortalecendo o pequeno produtor, que fornece à comunidade produtos de excelente qualidade e sem agrotóxico. A feira acontecerá todos os terceiros finais de semana na paróquia.


Este momento da CF na comunidade mostrou a importância do trabalho de Pastoral de conjunto: os coroinhas fizeram a pesquisa de escolha de nome para a feira, interagindo com os paroquianos que compareceram e elogiaram a ação; os grupo de jovens e crisma tiveram participação direta no atendimento e venda dos produtos; algumas paroquianas costuraram sacolas de tecido que substituíram as descartáveis preocupadas com a sustentabilidade; uma outra paroquiana preparou e doou o sabão em pedra feito com óleo de cozinha; membros do Grupo de Oração, ECC, Legião de Maria, Pastoral da Saúde, Batismo, Liturgia e Fé e Política participaram juntos da organização, montagem, desmontagem e divulgação do evento. Por parte do pároco e dos funcionários da paróquia tivemos a recepção e a devolução dos produtos, o apoio, a informação nas missas, fortalecendo a consciência e a participação comunitária. No evento foram expostos belos produtos artesanais, fabricados com material reciclado, despertando os talentos da comunidade para a Arte Sustentável.


Vale ressaltar que na reunião de preparação do evento em que todos estes grupos participaram, por unanimidade, decidiu-se que o valor estipulado pelo pequeno produtor, seria o valor vendido e que nada ficaria para a paróquia ou algum grupo, mostrando que o trabalho de conscientização da CF teve grande eficácia com relação a importância da valorização do pequeno produtor, do trabalho conjunto e não haver necessidade de lucro. Temas relacionados também à CF 2010 que divulgou e incentivou a prática da Economia Solidária.

2 comentários: