terça-feira, 29 de março de 2011

Movimento integração Campo-Cidade.

Apresentamos o relato do 2º Encontro da CF na Paróquia -26/03/2011 -
Movimento integração Campo-Cidade
1. Santa Missa
2. Hino da CF
3. Acolhimento

   Recebemos o casal Elza e Zanon que são pertencentes à  Região Belém (Vila Alpina) e são integrantes do Movimento integração Campo-Cidade.

4. Os participantes foram divididos em 3 grupos e discutiram:

a. Pontos importantes na integração campo-cidade i. Valorizar o trabalhador rural ii. Incentivo ao trabalhador do campo para viver em sua terra iii. Cuidado com a terra iv. O agronegócio expulsa o trabalhador rural da terra v. Alimentos chegam à cidade sem agrotóxico

b. Quais pontos relativos à integração campo-cidade estão ligados às CF 2009 (Segurança Pública) e 2010 (Economia e Vida)?

i. 2009 Cidades com superpopulação e subempregos, não oferece condições de vida em dignidade.
O agricultor ao ser expulso da terra, fica sem trabalho e chega a cidade que não oferece opções de trabalho.
Esses fatores estão integrados aos demais problemas de educação, saúde, moradia, etc interelacionam-se à questão da Segurança Pública.


ii. 2010 essa proposta vai de encontro à Economia Solidária que promove a circulação dos bens entre a comunidade, com justa remuneração e sem especulação.


c. Nossa comunidade está pronta para o Agir da CF? i. Contribuir para que o pequeno produtor rural tenha onde vender sua produção com justa remuneração. ii. Comprar alimentos naturais com justo preço. iii. Buscar alimentação saudável iv. Tem estrutura física e recursos humanos dispostos a realizar este trabalho. v. Pontos negativos – desinteresse de alguns, falta de conscientização, temos conjuntos de pastorais ainda não atingimos a Pastoral de Conjunto solicitada no Documento de Aparecida.

d. Instalação da Feirinha na comunidade.

i. Terceiro final de cada mês – início 16/04.
ii. A igreja irá receber os alimentos e os voluntários irão separar em pequenas quantidades e vender apósas missas do sábado e do domingo.
iii. Incentivar que os paroquianos tragam sua sacola para evitar embalagens e saquinhos. Contribuindo para o Planeta sustentável.
iv. Segunda feira um integrante do movimento vem na paróquia para receber o material que sobrou e o valor arrecadado. Vários participantes já se disponibilizaram a ajudar e informaram o melhor horário para tal.

Agradecemos ao casal Elza e Zanon que com seu carisma e experiência partilharam conosco esta tarde e nos motivaram na busca da promoção da vida no campo e na cidade.


5. Oração final

Nenhum comentário:

Postar um comentário