quinta-feira, 24 de março de 2011

Encontro dos Delegados das Oficinas Temáticas do 1º Congresso de Leigos


Aconteceu no último dia 20/03, domingo, no Auditório da Faculdade São Camilo (Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga), o Encontro dos Delegados das Oficinas Temáticas do 1º Congresso de Leigos.

Após a Santa Missa, que iniciou o encontro, D. Odilo falou sobre a importância da ação dos leigos, como sal da terra e luz do mundo. Enfatizou a importância dos leigos serem Igreja e atuar como tal, fora dos limites paroquiais. Em seus locais de trabalho, hospitais, escolas, na família, etc.

"A Igreja não é um organismo sem forma (amorfa). Pelo contrário é um organismo vivo e como tal, requer dos seus membros mobilidade, e atitudes que promovam vida."
"Precisamos sair do mundo cujas propostas são somente o genérico e fazer valer onde quer que estejamos o conhecimento adequado para propormos o específico. Precisamos como leigos, ter muita formação para não deixarmos levar pelas propostas que não mudam."

Após essa reflexão, os delegados reuniram-se nas respectivas oficinas, traçando objetivos e projetos em níveis paroquiais, regionais e arquidiocesano.

Nossa paróquia esteve representada em três oficinas:
VIDA E MISSÃO DO LEIGO NO MUNDO DA SAÚDE;
VIDA E MISSÃO DO LEIGO NO ÂMBITO DAS RESPONSABILIDADES PÚBLICAS unificada com VIDA E MISSÃO DO LEIGO E OS PROBLEMAS DA CIDADE
Formação, atuação e acompanhamento no processo de eleições do Conselho Tutelar .
Participações nos Fóruns Arquidiocesanos e Regionais das Pastorais Sociais.
Orientação, acompanhamento e apoio às comunidades na participação dos Conselhos municipais junto às subprefeituras
Apoio a formação de cursos de Fé e Política nas Regiões Episcopais, bem como nas paróquias.
Centralização das informações arquidiocesanas dos Movimentos Sociais no site da Pastoral Fé e Política da paróquia São João Batista de Vila Carrão: www.pastoralfp.com e no blog com acesso pelo referido site.

VIDA E MISSÃO DO LEIGO NO MUNDO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL.
Foram apresentadas as 5 propostas mais votadas nas paróquias e regiões durante o Congresso de Leigos em 2010. As mesmas foram debatidas e uma delas foi priorizada para acontecer ainda este ano:
Criação da Rede Arquidiocesana de Comunicação - Serão escolhidas pelo menos 5 pessoas em cada região para formar a Equipe Regional de Comunicação, diretamente vinculada à Secretaria Executiva do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação. Pelo menos uma dessas pessoas deverá ser contratada e remunerada. Ela será responsável por coordenar e articular, em nome do Vicariato as ações de comunicação nas regiões. A partir deste núcleo, cobrar dos párocos a indicação de um representante por paróquia. Esta pessoa deve gostar de comunicação, ter facilidade para escrever e, principalmente, ter fácil acesso à Internet e e-mails. Os integrantes dessa rede deverão ser direcionados a cursos conforme as necessidades específicas da Arquidiocese, da região episcopal e da paróquia (Verificar convênios com PUC, FAPCOM e outros). Os representantes paroquiais terão como principal missão alimentar os veículos de comunicação da Arquidiocese com fatos e notícias de suas Igrejas, e serão também alimentados com materiais arquidiocesanos e regionais. O grupo também será responsável por fazer um mapeamento dos bairros, a partir de pesquisas e do trabalho de outras pastorais, para conhecer a realidade dos bairros.
"Sejamos sal da terra e luz no mundo"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário