sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A CONIC e a CF2010

Em breve estaremos iniciando a CF 2010, cujo tema principal é "Economia e Vida". Esta será uma campanha ecumênica, ou seja, não será conduzida apenas pela Igreja Católica, mas sim por todas aquelas que participam do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), ficando também o convite para a participação de qualquer outra Igreja ou denominação religiosa que tenha o interesse e a boa vontade de participar de forma fraterna e ecumênica da CF 2010.

Notem que um ponto fundamental da CF 2010 é seu carater ecumênico, começando pela atuação conjunta de todos os membros do CONIC. Porém, muitos de nós, católicos, sequer sabem da existência do CONIC, seu significado, sua importância e da participação de nossa Igreja nele. Então vejamos alguns pontos:

O que é o CONIC? É uma associação fraterna de Igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador, segundo as Escrituras e, por isso, procuram cumprir sua vocação comum para a glória de Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, em cujo nome administram o Santo Batismo.

Quando surgiu no Brasil? Foi fundado em 1982, em Porto Alegre, RS, e tem hoje a sua sede em Brasília, DF.

Quais são seus Objetivos? Seus objetivos envolvem a promoção das relações ecumênicas entre as Igrejas cristãs e o testemunho conjunto das Igrejas membros na defesa dos direitos humanos como exigência de fidelidade ao Evangelho.

Qual a sua atuação? Em suas atividades, as Igrejas membros vivenciam concretamente a parceria, o diálogo, a valorização humana mútua, o crescimento da amizade fraterna; aprendem a se conhecer e vão se descobrindo como aliadas. Tudo isso se faz dentro do máximo respeito à identidade de cada Igreja: cada uma contribui para o diálogo sendo exatamente como é.

Quais Igrejas participam do CONIC? Atualmente temos a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Cristã Reformada, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Anglicana), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Luterana), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Ortodoxa Grega.

4 comentários:

  1. como e essa campanha e como ela e realizada

    ResponderExcluir
  2. Em resposta a sua pergunta, a Campanha da Fraternidade, criada nos anos 60 sob inspiração do Concílio Vaticano II, tem como objetivo permanente ajudar a todos os cristãos e a todas as pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade por meio de um gesto concreto. Para isso todo ano é escolhido um tema para reflexão e atuação, e a cada cinco anos ela é realizada de forma ecumênica por todas as denominações cristãs que fazem parte do CONIC.

    A CF de cada ano é realizada em várias etapas, com início na quaresma: é comum que a primeira delas seja a divulgação e leitura do material desenvolvido para a campanha (cartilhas, folhetos, livros, divulgação em palestras e eventos, etc.) e depois os participantes e interessados são incentivados a pensar e trocar idéias sobre o tema de cada ano, realizando, em seguida, um ato concreto relacionado ao que foi discutido.

    Cada comunidade adapta a CF a sua realidade, dentro do tema escolhido para aquele ano, e de acordo com os seus próprios eventos locais.

    Em nossa comunidade, por exemplo, serão realizados diversos encontros durante o ano (sempre no último sábado de cada mês) abordanto os vários aspectos da CF 2010, com palestrantes tanto católicos como de outras denominações cristãs.

    ResponderExcluir
  3. você pode me dizer o nome das tres etapas da cf?

    ResponderExcluir
  4. Poderiamos dizer, de forma geral, que a primeira etapa seria "ver" (no sentido de estudar, se informar e conhecer a CF e a sua temática), a segunda seria "analisar" (no sentido de discutir o que foi estudado, trocar idéias, opiniões e planejar a próxima etapa) e a terceira seria "agir" (colocando em gestos concretos o que foi estudado e discutido, fazer algo no sentido apontado pela CF).

    ResponderExcluir