segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A espiritualidade no trabalho pastoral

Realizamos ontem o nosso 4o. retiro com o tema: A espiritualidade no trabalho pastoral.

O retiro iniciou-se com a Santa Missa quando nos vemos no lugar de Pedro que começa a afundar sobre as águas, vencido pela sua fraqueza. Mas reconhece o Senhor e pede a sua força. Jesus o ergue e repreende a pouca fé. Reconhecem-no como Filho de Deus.

Ao sermos carinhosamente recebidos pelo Toninho e pela Roseli em Atibaia seguimos em reflexão em grupos itinerantes e refletimos sobre:
1. O que devemos mudar na nossa sociedade?
2. O que queremos conservar na nossa sociedade?
3. Quem são os responsáveis por essas mudanças?
4. Quais as mudanças que Jesus provocou?
5. Quais as mudanças que Ele faria hoje?
6. Quais são as luzes que Jesus nos aponta para o nosso agir?

Partilhamos essas reflexões, à luz das atitudes de Jesus, que o Sr. Thomaz sabiamente nos ajudou a revelar através de diversos textos bíblicos. Procuramos perceber pelos textos bíblicos quem é o Cristo que tentamos seguir e como ser seus apóstolos nos dias de hoje.

Refletimos sobre:
Como ele agiu ao ser questionado? Ao ser provocado? Ao se deparar com a fome? com a doença? com os interesseiros? com aqueles que queriam matá-lo? com seus pais? com João Batista? com Pedro? com os apóstolos? com as leis? com os sacerdotes? entre outras situações que refletimos em conjunto.

A partir daí tratamos da crise civilizacional que estamos atualmente vivendo e daquelas que nos antecederam e como isto se relaciona ao Reino de Deus?
Vimos a forma de agir de Jesus, a mansidão ativa, que nos desafia a exercitá-la também.
Ao final colocamos em oração este dia e as sementes que cada um de nós recebemos e queremos cuidá-las em comunidade, em vista do Bem Comum.

Nosso retiro foi conduzido pelo Sr. Thomaz a quem queremos agradecer pela maneira simples, comprometida, responsável e com profunda intimidade que nos ajuda a descobrir quem é e como age o Nosso Senhor.

Agradecemos aos membros da comunidade que estiveram conosco, membros da PFP, para num domingo maravilhoso de sol, sermos alimentados pela amizade, alegria, comunhão, fé e esperança em vista da caridade exigida para o Reino de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário