sexta-feira, 5 de agosto de 2011

4o. Retiro Anual da Pastoral Fé e Política

A cada ano, dedicamos um domingo para fortalecer nossa espiritualidade no trabalho pastoral, através de um retiro espiritual.

O primeiro ocorreu em 26/04/08 em Santa Rita do Passa Quatro. O tema foi: "O compromisso social de ser cristão". Será conduzido pela Ir. Marli do Instituto das Filhas de São José.
Nesse encontro trabalhamos o amor misericordioso, a abertura ao outro sem esperar qualquer reconhecimento, mas a partir da certeza de que amo ao Nosso Senhor a partir do meu agir solidário ao meu irmão.

O segundo retiro ocorreu em 05/07/09 em Santo André, sob o mesmo tema: "O compromisso social de ser cristão", desta vez na ótica de São Paulo em sintonia com o Ano Paulino. Foi conduzido pela Ir. Querubina. Neste encontro refletimos sobre a pertença à comunidade e o amor que Paulo dedicou às comunidades que evangelizou. Neste encontro recebemos a semente questionadora e o tema do retiro seguinte. Durante a Santa Missa, na Casa Mãe das Filhas de São José, o Padre, profundamente reflexivo nos olhos nos olhos e disse: "Aceitam ser profetas! Precisamos urgentemente de vocês." Essa semente nos acompanhou nas reflexões no ano e culminou com o retiro.

O terceiro retiro então ocorreu em 04/07/10, em Atibaia, e que nos ajudou nessa reflexão foi o Galiani. Desenvolvemos o tema: "Aceitam ser profetas! Precisamos urgentemente de vocês." Esse retiro não foi restrito aos membros da pastoral, mas aberto à comunidade, conforme nos alertou a Ir. Querubina a partir de São Paulo. Nos levou a perceber que ser profeta é estar em oração, voltado para Deus e a partir de Deus fazer a leitura da realidade. O profeta não fala de si, de suas convicções, o profeta aponta o Cristo. Anuncia o Reino de Deus e Denuncia tudo o que nos afasta do Reino. Um momento forte nesse dia foi a contribuição da reflexão, a partir dos cantos que falavam sobre profecia. Um destes cantos foi a semente para o nosso retiro de 2011, trata-se do canto: Vejam, eu andei pelas vilas... Essa profunda reflexão nos mostra o que é ser profeta:

Por onde formos também nós que brilhe a tua luz
Fala, Senhor, na nossa voz, em nossa vida
Nosso caminho então conduz, queremos ser assim
Que o pão da vida nos revigore em nosso "sim"
(Composição: J. Thomaz Filho/Frei Fabreti)
Conhecemos o Sr. Thomaz em um dos encontros da Campanha da Fraternidade e no retiro ele nos auxiliou com este canto. A partir daí passou a escrever mensalmente sobre o Reino de Deus em nosso site e blog e acompanha nossa caminhada.
Agora, se dispõe a vir de Petrópolis para ofertar seu domingo conosco e nos alimentar no quarto retiro, a Espiritualidade da Pastoral. Estaremos novamente em Atibaia para fazer essa reflexão.

Agradecemos a Deus por esta trajetória e pedimos que abençoe a cada uma dessas pessoas que partilham conosco nessa caminhada. Todos os que participaram e participarão conosco e por aqueles que intercedem a Deus por nós.

Estejamos abertos à semente que receberemos neste encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário