terça-feira, 2 de agosto de 2011

Encontro de Formação sobre as Mudanças Climáticas - A Terra pede Socorro




Aconteceu no último sábado, 30/07, o encontro de Formação sobre as Mudanças Climáticas, em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade 2011- "Fraternidade e Vida no Planeta".

Com a assessoria de Roberto Malvezzi - Gogó, ambientalista renomado, membro da Comissão Pastoral da Terra, da CNBB e do CELAM, nos foi apresentada uma profunda reflexão do tema á luz da ciência e da fé.

Segundo um grande especialista e escritor, diante de todos os problemas porque passa a Terra, os demais se tornam irrelevantes. Com isso, podemos avaliar sobre quão grande é a nossa responsabilidade diante dessa situação.

Como diz o D. Odilo, oxalá tudo isso, fosse exagero dos ambientalistas ou sensacionalismos das mídias. Como também, não podemos imaginar que esses problemas ambientais sejam exclusivos de um grupo social, político, econômico ou religioso. É um barco no qual todos nós, estamos juntos e ao naufragar, ninguém dele sairá vivo para contar o que aconteceu.

Algumas ações foram sugeridas a fim de que cada um, dentro de casa, na rua, na Comunidade, no trabalho, possa fazer para ajudar a minimizar os estragos na Natureza. Tais como:




•Intensa campanha de conscientização e de reeducação das pessoas com relação a gravidade da situação;
•Redução na geração de Lixo;
•Redução do Consumo;
•Reciclagem do lixo;
•Cobrar dos órgãos competentes do poder público o descarte correto do lixo separado para a reciclagem, na coleta seletiva;
•Cobrar das empresas a reutilização das embalagens dos produtos, como a venda de refis;
•Incentivar a participação das pessoas da Comunidade a participarem de grupos de debates e de fóruns sociais que atuem nessa área, entre outros...





O Encontro contou com a presença de diversos padres, religiosas e do Bispo da nossa Região D. Edmar.
Bem representada, nossa Comunidade atendeu ao convite, e membros da Pastoral do Batismo, Legião de Maria, Crisma e Fé e Política, estiveram presentes participando ativamente dos círculos de reflexões e da Mística. As crianças Vinicius, Mateus, Lucas, Beatriz Castro e Juliana Ariano, estudaram sobre temas como as Florestas, o serrado, a caatinga, etc., e fizeram uma bonita apresentação no momento da mística. Parabenizamos os mesmos, pela excelente apresentação.

Veja algumas fotos do evento no nosso site: http://www.pastoralfp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário