sexta-feira, 10 de junho de 2011

O difícil caminho do ecumenismo - Por Dom Anuar Battisti .

Uma das maiores figuras dos tempos modernos que marcou o mundo com o carisma da unidade foi Chiara Lubich. Desde jovem foi tocada pela palavra de Jesus: "Que todos seja um para que o mundo creia" (Jo 17,21).

Entre os muitos escritos, encontra-se esta afirmação: "O tempo presente pede, a cada um de nós, amor, unidade, comunhão, solidariedade. E chama inclusive as Igrejas a recomporem a unidade há séculos dilacerada& É o primeiro e necessário passo rumo à fraternidade universal com todos os homens e as mulheres do mundo". (Chiara Lubich)

A esse respeito são significativas as palavras de Bento XVI proferidas em seu discurso durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em Janeiro de 2007: "O ecumenismo é um processo lento, às vezes desanimador, quando caímos na tentação de sentir e não escutar, de falar sem convicção, porque não é sempre fácil abandonar o conforto. Mas se o ecumenismo é uma estrada lenta e íngreme, como toda via de penitência, é também um caminho que, apesar de suas dificuldades, apresenta amplos espaços de alegria, paradas refrescantes, e permite também respirar a plenos pulmões o ar da comunhão".

O Papa João Paulo II afirmou várias vezes que o Ecumenismo é algo do qual não se pode mais prescindir, ou seja, é um processo irreversível: "Com o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica empenhou-se, de modo irreversível, a percorrer o caminho da busca ecumênica, colocando-se assim à escuta do Espírito do Senhor, que ensina a ler com atenção os sinais dos tempos".

A nossa atitude permanente deve ser sempre aquela que brota dos joelhos. Orar sempre atendendo ao pedido de Jesus: "Que todos sejam um para que o mundo creia". Esta é a oração que você poderá rezar conosco nesta semana: "Deus da Paz, nós te damos graças porque enviaste Seu Filho Jesus, para que possamos Nele nos reconciliar Contigo. Dá-nos a graça de sermos servos ativos de reconciliação dentro de nossas Igrejas. Assim, ajuda-nos a prestar serviço à reconciliação de todos os povos, particular, em tua Terra Santa, lugar onde derrubaste a muralha de separação entre os povos e uniste a todos no Corpo de Cristo, sacrificado no Monte Calvário. Enche-nos de amor mútuo. Que a nossa unidade possa prestar serviço à reconciliação que desejas para toda a criação. Oramos no poder do Espírito Santo".

Assim acreditamos que o caminho é sempre a unidade na diversidade, a busca do que nos une e não do que nos divide. Ninguém poderá ter a ousadia de se arrogar o direito de viver isolado, preso aos dogmatismos e preceitos de sua religião. Só tem um que é o dono da verdade. Jesus, que orou ao Pai, para que fôssemos um, que vivêssemos unidos a fim de que o mundo Nele creia. Vamos orar sempre, pois a oração nos unirá em um só rebanho e um só Pastor.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá - PR
Sex, 10 de Junho de 2011 11:29
www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário