terça-feira, 28 de junho de 2011

Corpus Christi na PSJB


No dia 23 de junho de 2011 comemoramos o dia de Corpus Christi (uma expressão latina que significa "Corpo de Deus"), celebração sempre realizada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, e este acontecendo no domingo seguinte ao de Pentecoste.

A celebração de Corpus Christi é uma festa de 'preceito', isto é, de comparecimento obrigatório na Missa neste dia para todos os católicos. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII, quando a Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo Todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo Diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

Particularmente em cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa, variando o material que são feitos de acordo com as tradições locais. Estes materiais podem ser a serragem, areia, raspas de couro, grãos, flores, vidro moído, dolomitas, etc.

Mais recentemente algumas paróquias passaram a dar a montagem desses tapetes um sentidos mais social e de conformidade com a Campanha da Fraternidade de cada ano, passando os mesmos a serem feitos com materiais que possam ser reaproveitados ou doados a famílias carentes assistidas pelas pastorais, como em Borborema (SP), onde as ruas são decoradas com enxovais, bordados e artesanato diverso produzido pelas mais de 50 lojas e fábricas da região, que após a procissão são vendidos e a renda revertida ao Lar de Idosos São Sebastião.

Nossa pastoral, em conjunto com o Grupo de Catequese de Adultos, optou este ano por seguir esta nova tendência na montagem do seu segmento de tapete de Corpus Christi, utilizando materiais descartados em alusão a Campanha da Fraternidade deste ano e os encaminhando, após a celebração, para o devido tratamento e reciclagem.

Texto: P.J. Lopes
Membro da Pastoral Fé e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário