segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CF 2010 - Grupo de Jovens e Liturgia

A Pastoral Fé e Política inicia neste próximo sábado, dia 27 de fevereiro de 2010, em conjunto com todas as demais pastorais e movimentos de nossa paróquia, suas reuniões da Campanha da Fraternidade 2010. Para promover esta integração e todos juntos colaborarmos na CF 2010 de uma forma mais coesa, apresentaremos aqui e em nosso site dois ou três movimentos ou pastorais de nossa comunidade a cada mês. Conheça melhor os nossos movimentos e pastorais, participe e os prestigie acompanhando esta série de artigos. Neste primeiro artigo apresentaremos o Grupo de Jovens Água Viva e a Pastoral Litúrgica.

O Grupo de Jovens Católicos Água Viva objetiva evangelizar os jovens de nossa comunidade através de atividades dinâmicas e atrativas, como por exemplo a formação de grupos teatrais, de estudo, música e retiros para meditação. Estes jovens também são estimulados a se integrarem de forma plena a comunidade por meio de sua participação ativa nos eventos da paróquia, seja participando das nossas quermesses, festas beneficentes ou realizando apresentações teatrais com temática bíblica para a comunidade.

O grupo tem como símbolo principal o “Alfa e Ômega”. Seu significado vem de Apocalipse 1,8, onde Jesus fala: “Eu sou o Alfa, eu sou o Ômaga, o princípio e o fim ...” ou seja, o jovem pertencente ao Grupo Água Viva é convidado a permitir que Jesus seja o Rei do seu passado, presente e futuro. A Letra “A” estilizada em verde e a letra "Alfa" evocam, liturgicamente, a "Eternidade" e representam o princípio da Vida Cristã e o nome do grupo: “Água”.

A letra “V” em azul  e a letra "Ômega" nela fazem referencia de que toda nossa vida está sobre o Senhorio de Jesus e a vida em abundância que isso traz. O nome do grupo vem da passagem de João (4) onde Jesus oferece ÁGUA VIVA para a Samaritana: “darte-ei uma Água Viva para que nunca mais tenhas sede”. Assim também para todos do Grupo de Jovens Água Viva, o Senhor dará de beber dessa mesma água da vida. A silhueta de um jovem sem preenchimento tocando na ponta da Cruz de Cristo, significa a Eterna busca por Deus atravéz da vivência na Igreja, um jovem com atitude que toca a Cruz, que deseja ser e fazer a diferença no mundo, na alegria de ser Cristão.



A Pastoral Litúrgica leva a cabo a missão confiada por Jesus a todo cristão: "Eu sou o Bom Pastor. Eu dou minha vida por minhas ovelhas” (Jo 21,16). Ela atua, nesse sentido, promovendo uma ação organizada que alimenta o espírito de comunhão e participação, de forma agradável e colaborativa, entre todos os participantes de uma celebração e articulada com os demais movimentos e pastorais da comunidade.
É de sua atuação organizar e apresentar a liturgia das missas e celebrações, a leitura litúrgica, o canto e a música litúrgica e auxiliar o celebrante, além de promover a formação litúrgica de seus membros e da comunidade em geral.

Veja mais fotos em nosso site: http://sites.google.com/site/pastoralfeepolitica/album 
Gostaria de participar desses grupos? Entre em contato com a Paróquia São João Batista visitando o site: http://www.psjb.com.br/portal/node/6

Nenhum comentário:

Postar um comentário