domingo, 23 de novembro de 2008

O Bem Comum Acima de Tudo

Leitura e, principalmente, a reflexão do texto acima nos leva a uma profunda tristeza ao constatarmos o grande abismo existente entre a sociedade das primeiras comunidades cristãs e a nossa chamada, talvez ironicamente, de “moderna” ou “contemporânea”. O individualismo e a privatização dos sonhos se contrapõem aos valores cristãos claramente explicitados no livro dos atos dos apóstolos e que fundamentam os conceitos de cidadania e o princípio do Bem Comum.

Segundo os principais órgãos econômicos mundiais, para erradicarmos a fome e a miséria do mundo basta um crescimento econômico significativo ao longo dos anos, principalmente nos países mais pobres para, desta maneira, gerar mais emprego e renda. Entretanto, o mundo moderno esbarra em um problema ecológico chamado “aquecimento global” que, graças ao tal “crescimento significativo” dos países desenvolvidos, pode acabar com a vida no planeta em menos tempo do que acabaríamos com a fome. Surge, então, um grande impasse: Como acabar com o grave problema da fome e da miséria no mundo sem comprometer o aquecimento global?

A resposta está na Bíblia, mais precisamente no trecho de Atos dos Apóstolos que encabeça o nosso artigo: Partilha. Porém, infelizmente, essa palavra não existe no dicionário neoliberal. Aliás, ela é quase um palavrão para o conceito capitalista, uma vez que ele baseia os seus princípios na doutrina pautada no egoísmo, na competição e no individualismo de Adam Smith. É sempre bom lembrar que 70% da riqueza produzida no mundo está na mão dos 20% mais ricos, enquanto que 80% da população mundial os mais pobres ficam com apenas 30%. Esse quadro de concentração de riqueza e renda se agrava ainda mais quando toma por base os países mais pobres. Inclusive, quanto maiores a concentração de renda e de riqueza em um país, menores são as práticas cidadãs e, consequentemente, a valorização da coletividade.

O princípio do Bem Comum, um dos elementos primordiais para existir uma cidadania plena, parte da idéia fundamental de que o coletivo está acima do individual e que a privatização dos sonhos, ou seja, os bens materiais individuais e os sonhos consumistas devem ser abandonados em favor das organizações populares como sindicatos, movimentos sociais e associações de bairros. A expressividade e o fortalecimento do coletivo é que alimenta a justiça e igualdade social em um país. Quanto maior a coletivização dos sonhos, maiores serão os poderes de uma nação para implantar a justiça social. Para fazermos a nossa parte precisamos romper com os valores consumistas da nossa sociedade.

Um bom caminho é parar de avaliar e julgar as pessoas pelos seus bens materiais. Outro bom caminho é fugir das armadilhas consumistas de comprar as coisas para usufruir do “status” de possuir aquele bem. Perguntar se realmente precisa do que se está comprando ou avaliar se a motivação da compra é por necessidade ou por vaidade é outra boa oportunidade para um bom começo. Para finalizar, também precisamos valorizar os movimentos de coletivização social, como os sindicatos, as associações de bairros, os partidos políticos e os movimentos de organização popular. Todos eles funcionam mal ou bem na mesma proporção do quanto as pessoas participam deles com os interesses coletivos acima dos individuais.

Se fizermos isso, daremos um passo decisivo para uma nova sociedade e, quem sabe, para o novo mundo conclamado anualmente nos Fóruns Sociais Mundiais.

Um grande abraço, a Paz de Cristo e vamos colocar sempre o “Bem Comum acima de tudo”

Robson Campos Leite
E-mail: feepolitica@terra.com.br

(publicado originalmente em outubro de 2008 no jornal "O Mensageiro" da Paróquia Nossa Senhora de Loreto / RJ - http://www.loreto.org.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário