segunda-feira, 23 de junho de 2014

Analise de Conjuntura: Greve, manifestações, criminalização dos movimentos sociais e Reforma Política


 
A Escola de Cidadania da Zona Oeste Dona Xinha, encerrou as atividades do primeiro semestre de 2014, na manhã deste último sábado, 21/06. Mesmo com O frio intenso do inicio de inverno, cerca de 40 pessoas estiveram presentes ao encontro que foi realizado no Centro Comunitário da Cohab Raposo Tavares.
 
Convidada para apresentar a Análise de conjuntura: Greves, manifestações, criminalização dos movimentos sociais e Reforma Política a Deputada Luiza Erundina provocou um debate muito rico entre os presentes. Todos contribuíram muito positivamente.



A Escola de Cidadania do Butantã como é mais conhecida, tem uma característica muito peculiar que é a de reunir entre seus participantes, representantes de diversos segmentos dos movimentos sociais: Moradia, Racismo, Igualdade de Gênero, Plebiscito por uma constituinte exclusiva e soberana, Idoso, moradores de rua, Migrantes, Economia solidária, Educação, saúde e outros. Essas pessoas estão ali se capacitando cada vez mais para exercerem suas tarefas nos grupos a que cada um faz parte com mais qualidade e empoderamento.

Reunimos algumas colocações apontadas no encontro que consideramos de grande relevancia:

 
--> Hugo, faz parte da Comissão Regional do Butantã para o Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana e apresenta o projeto dessa luta (Origem, objetivo..) com muita clareza.

--> Sr.Adão se preocupa com a questão do "Trabalho" e "Trabalho Escravo" e reflete sobre se o congresso de fato conhece a diferença conceitual de um e de outro para entender a emenda constitucional nº 81, de 5 de junho de 2014. E também, questiona sobre a quantidade de negros no congresso Nacional.

--> Dona Tereza afirma que faz parte do Fórum da Terceira Idade e que tem se reunido com diversos grupos para trabalhar a ideia de não se aterem a lei que faculta o voto para as pessoas com mais de 70 anos e procurarem nessas eleições, buscar informações sobre os candidatos a fim de qualificarem esses votos. Diz ela que mesmo já tendo certa idade pensa no que vai deixar para as gerações futuras e levanta a bandeira dos aposentados, uma vez que os salários dos trabalhadores em atividade aumenta anualmente enquanto que com os aposentados isso não acontece. Conta ela que ao se aposentar ganhava o equivalente a três salários mínimos e hoje, ganha um pouco mais que um.

 
--> Nadir aprofunda a reflexão sobre as politicas publicas para a Economia solidária. Porque não avançam? O que está travando?

--> Muna Zeyn apresenta dados reais sobre mortes de mulheres na hora do parto. No Brasil, ainda no século XXI, 9% de mulheres morrem na hora do parto, onde em outros países como a Alemanha, Estados Unidos esse indicador é muito menor. Diz ela que isso não pode mais acontecer, uma mulher chegar numa maternidade na hora de ter seu filho e não ser aceita porque não tem leito disponível. Na hora do parto, a mulher que já passou pelo acompanhamento no pré-natal tem que já ter certo a maternidade onde ela irá ter o bebê.


 
--> Felipe solicita a Deputada que expresse a sua opinião sobre o decreto presidencial que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS).



Com essa pluralidade de assuntos discutidos, a Escola de Cidadania da Zona Oeste Dona Xinha encerra suas atividades do primeiro semestre em atuação de forma muito positiva, acendendo muitas luzes de esperança na participação social.
 

A coordenação da Escola representada por Angélica, Dona Xinha e Felipe, informa que o planejamento para o segundo semestre já está sendo encaminhado e que trabalharão fortemente os temas das Eleições 2014 e a Reforma Politica, e que estão revendo a frequência e a metodologia das aulas.



 
A Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo que esteve representada por Celina Simões (Escola de Cidadania da Zona Sul Santo Dias) e Mônica Lopes (Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo) parabeniza ao grupo da Região do Butantã pelo extraordinário trabalho que vem desenvolvendo na Escola.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário