sexta-feira, 23 de maio de 2014

Agentes fazem avaliação sobre o Fórum das Pastorais Sociais


                                                                                                                                                   Reinaldo Oliveira
Agentes das Pastorais Sociais, em reunião no dia 21 de maio, na sede da CNBB, em São Paulo, fizeram uma avaliação do Fórum das Pastorais Sociais, realizado no dia 9 de maio, bem como deliberaram sobre algumas diretrizes para o Seminário do Fórum que acontece nos dias 01, 02 e 03 de agosto, na Casa do Apostolado Salvatoriano, no Jabaquara em São Paulo.
Os agentes avaliaram pontos positivos do Fórum, que fez memória/resgate do tema da 5ª Semana Social Brasileira, cujo tema “Estado para que e para quem? E o lema “O Estado que temos e o Estado que queremos”, teve a lembrança de ações realizadas por agentes dos sub-regionais, seguida de uma exposição geral que teve assessoria do padre Nelito Dornelas.
Na exposição foram informadas diversas ações realizadas como a constatação sobre fatos graves que a seca do nordeste causou em décadas passadas com a morte de milhares de pessoas e que em décadas recentes este fato foi superado com ações sociais, como a construção de milhares de cisternas e os dados, atuais, apontam apenas a morte de milhares de animais.
Muitos outros pontos positivos foram colocados, como as manifestações de junho de 2013, porém há muito a avançar para a consolidação do Estado que temos e o Estado que queremos. Como o fato de também dados recentes apontarem que mais de 170 mil famílias foram desalojadas de seus lares, por conta da realização de obras da Copa, e estão expostas à vulnerabilidade e sem nenhuma perspectiva de solução.
Após o momento de avaliação, os agentes deliberaram sobre a temática e programação para o Seminário do Fórum a ser realizado em agosto. E a deliberação foi para a continuidade do tema “Estado para que e para quem?”, ampliando o debate sobre a Reforma Política, através da iniciativa da CNBB e Coalizão Política sobre o abaixo-assinado para a Reforma e também sobre a realização do Plebiscito Popular.

Mais detalhes sobre o Seminário, bem como assessores a serem convidados para exposição dos temas serão tratados na próxima reunião do Fórum, que acontece no dia 18 de junho, na CNBB em São Paulo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário