domingo, 9 de março de 2014

Fé e Política é tema da Assembléia Geral do CNLB-SUL 1

 Reinaldo Oliveira

Inspirada nas palavras do Papa Francisco “É dever do cristão envolver-se na política”, a Assembléia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul 1, nos dias 14, 15 e 16 de março, na cidade de Presidente Prudente/SP, tem como tema um assunto bastante atual: “Fé e Política”.
Por conta disso, a organização da Assembléia elaborou uma programação de palestras, que terá no dia 14, à noite, uma rodada de conversa, onde a mesa será formada pelas mulheres participantes dos CNLBs Regionais, sob a coordenação da Edilene – CNLB-Bauru, com participação da Marcia – CNLB-Taubaté, Débora-CNLB-Marília e Fátima-CNLB-Bauru.
No dia 15 os trabalhos têm início com o padre Jurandir Severino de Lima – da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de Presidente Prudente, falando sobre Fé, baseado no Documento 91 da CNBB, num momento em que a CPT e as CEBs, enfrentam desafios de como motivar os participantes destes importantes segmentos, na luta pela terra, justiça e dignidade.
Logo após sua fala é a vez do coordenador da Comissão de Fé e Política do CNLB-SUL 1, Daniel Monteiro de Lima, apresentando um conjuntura do momento político atual, discorrendo com profundidade sobre a importância da participação efetiva do cidadão nas decisões políticas que afetam a vida de todos no dia-a-dia.
Concluindo o programa de palestras, o assessor do CNLB-Marília, padre Edson de Oliveira Lima, fala da prática sobre Fé e Política, com ilustração da luta que o CNLB-Marília tem levado a toda a sociedade mariliense, frente aos desafios impostos por medidas da administração da cidade que vão contra a dignidade e justiça social.
Após as palestras será aberto ao público para perguntas e acréscimos, formação dos grupos de trabalhos onde os participantes apontarão problemas/soluções em suas dioceses, cujo resultado será formatado num mapa/síntese, em que a organização denominará de Agenda de Mobilização Fé e Política do CNLB-SUL 1 para 2014.

Durante a AGO acontece o lançamento oficial do curso de Doutrina Social da Igreja, formatado pela Comissão de Fé e Política, e também um subsídio para coleta de assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular pela Reforma do Sistema Político. As inscrições para a AGO podem ser feitas pelo www.cnlbsul1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário