Realizou-se o 3º Encontro no Sábado 30/04, com início às 15:00 horas com a Santa Missa.
Tema: “Cuidar da Vida – Novo Paradigma”
A quaresma terminou, porém, nossa comunidade se mantém ativa, refletindo sobre a vida no planeta. A quaresma é tempo de conversão e de jejum que devem nos levar `a medidas de ações concretas durante toda a nossa vida.
A CF-2011 nos remete a refletir sobre o sistema político-econômico que vivemos e nos questiona que medidas devemos tomar em conjunto, para começarmos um processo de mudança na busca de um sistema mais justo e com menos necessidades de consumo.
Somos convidados a reflexão e tomadas de decisões que influenciam diretamente nosso dia-a-dia.
No 3º encontro da CF-2011 apresentamos o resultado de nosso gesto-concreto: a Feira da Solidariedade, nome da Feira eleito em uma enquete na 1a. Feira ocorrida em meados de abril. O evento não trouxe lucro, sob o ponto de econômico, uma vez que o valor recebido foi repassado.
O evento promoveu condições de que 40 famílias permaneçam digninamente vivendo do imprescindível trabalho no campo que promove Vida. As famílias de nossa comunidade desfrutaram de um momento de integração e receberam alimentos naturais, sem o ônus do agrotóxico.
O debate entre os participantes motivado por um texto de base intitulado “Cuidar da Vida – Novo Paradigma” nos levou a reflexão sobre o modelo econômico (CF 2010) e ecológico (2011) em que vivemos. O apelo ao consumo e a necessidade de um novo modelo, desenvolvimento sustentável, economia solidária entre outros.
O novo paradigma refere-se à mudanças de mentalidade onde a partir da conscientização mudaremos nossas atitudes de consumo, em respeito à vida, na forma de se preparar para as eleições, no acompanhamento das decisões dos nossos governantes e cobrança de atitudes, na valorização das ações de conjunto em busca do bem comum.
Foram discutidos termos e índices utilizados pelo Governo e pela Mídia como: PAC - Plano de Aceleração do Crescimento
- Diferença entre crescimento e desenvolvimento
- PIB - Produto Interno Bruto
- IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
- Carta da Terra
A Campanha da Fraternidade não acaba com a quaresma... ela nos proporciona conhecimento e possibilidade de ação.Neste encontro foi apresentado um banner que documenta as atividades da CF 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário