terça-feira, 3 de maio de 2011

Campanha da Fraternidade 2011






Realizou-se o 3º Encontro no Sábado 30/04, com início às 15:00 horas com a Santa Missa.

Tema: “Cuidar da Vida – Novo Paradigma”


A quaresma terminou, porém, nossa comunidade se mantém ativa, refletindo sobre a vida no planeta. A quaresma é tempo de conversão e de jejum que devem nos levar `a medidas de ações concretas durante toda a nossa vida.

A CF-2011 nos remete a refletir sobre o sistema político-econômico que vivemos e nos questiona que medidas devemos tomar em conjunto, para começarmos um processo de mudança na busca de um sistema mais justo e com menos necessidades de consumo.

Somos convidados a reflexão e tomadas de decisões que influenciam diretamente nosso dia-a-dia.

No 3º encontro da CF-2011 apresentamos o resultado de nosso gesto-concreto: a Feira da Solidariedade, nome da Feira eleito em uma enquete na 1a. Feira ocorrida em meados de abril. O evento não trouxe lucro, sob o ponto de econômico, uma vez que o valor recebido foi repassado.

O evento promoveu condições de que 40 famílias permaneçam digninamente vivendo do imprescindível trabalho no campo que promove Vida. As famílias de nossa comunidade desfrutaram de um momento de integração e receberam alimentos naturais, sem o ônus do agrotóxico.

O debate entre os participantes motivado por um texto de base intitulado “Cuidar da Vida – Novo Paradigma” nos levou a reflexão sobre o modelo econômico (CF 2010) e ecológico (2011) em que vivemos. O apelo ao consumo e a necessidade de um novo modelo, desenvolvimento sustentável, economia solidária entre outros.




O novo paradigma refere-se à mudanças de mentalidade onde a partir da conscientização mudaremos nossas atitudes de consumo, em respeito à vida, na forma de se preparar para as eleições, no acompanhamento das decisões dos nossos governantes e cobrança de atitudes, na valorização das ações de conjunto em busca do bem comum.



Foram discutidos termos e índices utilizados pelo Governo e pela Mídia como: PAC - Plano de Aceleração do Crescimento


- Diferença entre crescimento e desenvolvimento


- PIB - Produto Interno Bruto


- IDH - Índice de Desenvolvimento Humano


- Carta da Terra

A Campanha da Fraternidade não acaba com a quaresma... ela nos proporciona conhecimento e possibilidade de ação.

Neste encontro foi apresentado um banner que documenta as atividades da CF 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário