quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Boa nova - ação concreta em vista do irmão que sofre



A Missão Belém nasceu na Igreja de São Paulo em 2005 e é uma Comunidade de pessoas e de comunidades a serviço dos mais pobres, que são o Cristo vivo e sofredor para nós hoje, coração do nosso coração.

O Carisma Belém, que une todos os membros desse movimento: celibatários, casados, clérigos, consagrados, leigos, consiste em reviver o milagre de Belém: o Espírito de Família, forte humilde, que existia entre Maria, José e Jesus, na pobre gruta de Belém: imagem da Família Divina da Trindade, encarnado no meio dos pobres, como os pobres, para os pobres, até uma plena e total identificação com eles.

Nestes três anos de vida nasceram 40 casas que permitiram acolher muitos irmãos de rua: de crianças recém-nascidas, filhos dos “filhos da rua” a velhinhos esclerosados, “prostituídas” e “homossexualizados”. Neste período passaram nas casas mais de 3.000 irmãos de rua. Atualmente os acolhidos são mais de 500. Os missionários consagrados ou a caminho da consagração são mais de 40. Vários deles desejam também o Sacerdócio. Os Casais Acolhedores que abrem a própria casa à acolhida dos meninos de rua, que não tem como voltar para casa, são 7.

Os monitores, que vem de uma experiência de rua e que sustentam as casas de acolhida de adultos são mais de 80. Eles são um grande presente para toda a Missão Belém, testemunham com sua própria vida a potência do Espírito Santo e manifestam o que Deus pode fazer com estes “santos dos últimos dias”. De delinqüentes, bêbados, drogados, traficantes, matadores, se tornam “missionários” capazes de sacrificar suas forças para acolher os mais abandonados que se encontram nas mesma situação de onde eles vieram.

Todos os dias estão nas ruas e nas praças a serviço dos nossos irmãos mais sofridos, visitamos a FEBEM, oferecemos o nosso trabalho pastoral a serviço da Favelinha Nelson Cruz (SP) onde está a nossa casa de formação.

O que fazem?
Visitam continuamente, dia e noite, o Centro de São Paulo e de alguma grande cidade limítrofe para conhecer e nos entrosar com o Povo de Rua e convence-lo a ir para as Casas de Acolhida.

Não tem pretensão nenhuma de ser uma clínica. O principio básico da vida: ORA ET LABORA (reze e trabalhe), sustenta a obra.

As casas são “famílias” constituídas por “voluntários” (acolhidos da rua e não). Todos escolhem o caminho da vida religiosa da Missão Belém, oferecendo a própria capacidade e laboriosidade com plena liberdade. Inclusive os que têm mais condições físicas cuidam dos mais debilitados, pelo tempo que for necessário.

Não tem convênio com nenhum órgão institucional, apesar de ter reconhecimentos a vários níveis.

Sustentam 30 casas, através da generosidade do povo que nos acompanha e do serviço totalmente voluntário de centenas de pessoas. Somos uma só grande família.

A graça de Deus os acompanha e os sustenta a cada momento.

O que precisam?

Em primeiro lugar precisam da sua compreensão e do seu apoio. Obra pioneira que acolhe todo mundo, e transforma pessoas escravas dos vícios e da rua em corajosos anunciadores de Cristo, servidores dos mais necessitados.

Não tem nenhuma entrada fixa, qualquer sua contribuição é bem vinda. A obra não tem um funcionário sequer: todos são uma grande família religiosa de voluntários, alguns a tempo integral, outros a tempo parcial.

Fonte: http://www.missaobelem.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário