terça-feira, 21 de setembro de 2010

8º ENCONTRO CFE-2010

"ANO SABÁTICO E JUBILAR:
RESTAURAÇÃO DA JUSTIÇA E DO BEM COMUM"

É sabido por todos que o BEM-COMUM é um dos fundamentos mais importantes de nossa fé.
A CFE-2010 relata que devemos estar atentos às injustiças e as explorações que o sistema que vivemos permite e estimula. Citamos abaixo algumas passagens bíblicas do texto-base:

"Se alguém tiver duas túnicas, reparta com aquele que não tem; se alguém tiver o que comer, faça o mesmo" (Lc 3,10-11)
O ato de repartir não está associado ao doar o que não nos serve mais ou que está velho, mas sim o que é necessário ao próximo.

"Se houver em teu meio um pobre, um dos teus irmãos, numa de tuas cidades, na terra que o Senhor te dá, não endurecerás o teu coração e não fecharás a mão para o teu irmão pobre; mas tu lhe abrirás largamente a tua mão e lhe concederás todos os empréstimos a penhor que vier a necessitar" (Dt 15,7-8).
Em nossa sociedade, a cidade fica feia e suja onde os pobres se alojam. Nosso coração se fecha e preferimos a cidade limpa da sujeira, não importando onde serão depositados esses pobres.

"Ai dos que juntam casa a casa, campo a campo, até ocuparem todo o lugar e serem os únicos a morar no meio da terra" (Is 5,8)
Acumulam-se bens, buscam o lucro excessivamente e o valor da responsabilidade social não é levado em conta.

"Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça, chamai à razão o espoliador, fazei justiça ao órfão, tomai a defesa da viúva. Vinde e discutamos, diz o Senhor" (Is 1,17-18)
Calamo-nos com as injustiças, passamos a acreditar que não há outro jeito, que é normal a exploração e que temos que cuidar do que é nosso. A cultura do individualismo permeia em nosso meio.

"porque venderam o justo por dinheiro, e o pobre por um par de sandálias; porque são ávidos para ver o pó da terra sobre a cabeça dos indigentes e desviam os recursos dos humildes" (Am 2,6-7a)
Neste momento importante em que vivemos, onde a politicagem se sobressai à Política, o "justo" aceita compensações financeiras ou de favores, desta forma permite e ajuda na manipulação dos pobres, fechando os olhos para os desvios de recursos do povo.

Tendo claro este momento que vivemos e que foram relatados, passamos a entender melhor o porquê nossa Igreja e nossa comunidade foi chamada a participar como AÇÃO CONCRETA da CFE-2010 do Plebiscito de Limite de Terra (01 a 07/09). O que a Bíblia nos diz sobre a terra? E a nossa Constituição? O Ano Sabático relatado na Bíblia nos ensina sobre os cuidados que devemos ter com a terra, com as dívidas, com as pessoas. Será que o sistema atual permite que esses cuidados sejam tomados?

Convidamos o Pe. Renato Vieira a nos falar sobre este tema:
ANO SABÁTICO E JUBILAR: RESTAURAÇÃO DA JUSTIÇA E DO BEM COMUM
SÁBADO - 25/09 ÀS 15 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário