terça-feira, 27 de abril de 2010

Empresas e a Economia Solidária

A ANTEG – Associação Nacional dos Trabalhadores e Empresas de Autogestão e Participação Acionária é uma entidade que há 15 anos representa e assessora a empresas e empreendimentos de autogestão em diversos setores nas cinco regiões do País.

Ao longo desse tempo, foram mais de 32.000 postos de trabalho criados nos setores: têxtil, agrícola e agroindustrial, alimentício, calçadista, metalúrgico, mineração, serviços, confecção, plástico, coleta seletiva, cerâmica, mobiliário, papel e papelão, artesanato e agroextrativista.

Além de defender interesses políticos e econômicos das empresas e empreendimentos através de uma direção eleita pelas próprias empresas e um corpo de assessores especializados em autogestão, a ANTEAG organiza, apóia e orienta a recuperação de empresas em situação falimentar e grupos que pretendem constituir uma empresa ou um empreendimento autogestionário. Realiza parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais para ações em prol do desenvolvimento da autogestão e Economia Solidaria em benefício das associadas. Promove também intercâmbio entre as empresas/ empreendimentos e os trabalhadores (as) de autogestão, formação de redes de cooperação, integração dos processos de produção, troca de experiências e o apoio à comercialização. Realiza pesquisas sobre autogestão, estudos de viabilidade e intermediação para crédito, bem como, oferece assessoria jurídica, tributária, em finanças, planejamento para gestão coletiva e relações interpessoais. Promove e difunde o modelo autogestionário de produção e relacionamento através de cursos de capacitação, palestras, produção e publicação de materiais sobre o tema, bem como, participa ativamente do movimento da Economia Solidária, tendo sido uma das entidades fundadoras do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e integrante do Conselho Nacional de Economia Solidária.

Quem se interessar em conhecer mais sobre a ANTEAG, seu trabalho e a origem do sindicalismo, basta acessar o endereço eletrônico abaixo, ou visitá-la pessoalmente. Sua sede localiza-se próximo a estação da Luz, no centro de São Paulo, na rua Mauá, 836/842 – casa 42, telefone 11-33134230, email anteag@terra.com.br
Fonte: http://www.anteag.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário