domingo, 10 de janeiro de 2010

Gratidão a D. Pedro Luiz

Gratos a Deus por Dom Pedro Existir!

Dom Pedro Luiz Stringhini termina uma grande e bela jornada pastoral aqui conosco. Nestes anos, esteve incansavelmente ao alcance de todos de uma extremidade a outra de nossa Região Episcopal Belém. Trabalhador, generoso e acessível: são essas suas características de pastor que demonstram o quanto marcou e dinamizou esta porção apaixonante da Igreja em São Paulo.
Sua partida em breve já nos deixa cheios de saudades; saudades de quem ainda não se foi, mas que permanece presente nos planos de nossos corações e agendas do ano que começa. Das agendas de papel ou digitais, podemos, com certo pesar, apagar vários dos compromissos que teríamos especificamente com ele. Dos nossos corações, ele não será jamais apagado, pois fará sempre parte da agenda de nossos sentimentos e afetos.
Indubitavelmente, Dom Pedro deixa para nós um legado exigente de empenho pastoral. Nossas 64 paróquias e mais de 150 comunidades tiveram-no vigilante, ouviram sua voz, acompanharam suas idéias, pensamentos e ações. Percebem-se no seu jeito, os modos e modelos de vida de dois pastores que marcaram seus esforços desde padre jovem assim como toda a cidade de São Paulo: Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, de inesquecível memória, e Dom Paulo Evaristo Arns, bispos de inegável amor pela cidade, especialmente suas periferias, cortiços e seus moradores de rua.
Dom Pedro tem um lado humano exigente e detalhista, personalidade firme herdada do “sangue” de imigrantes italianos do Interior de São Paulo. No entanto, demovido de orgulhos e arrogâncias, sabia pedir e dar o seu perdão. Por ser firme em determinadas posturas e opiniões, vamos acabar tendo certas saudades de seu jeito teimoso de sempre mudar algo de lugar em nossas comunidades ou no estilo de nossas celebrações; mas fazia isso se sentindo em casa em qualquer lugar de nossa amada Arquidiocese de São Paulo. E tem razões mais que suficientes para continuar se sentindo assim, porque continuará sendo sempre nosso amigo e, de certo modo, nosso pastor.
Podemos imaginar o quanto tenha sido exigente a Dom Pedro ser bispo no mesmo lugar onde foi ordenado para o serviço presbiteral. Ele viveu aqui conosco desde jovem leigo, prosseguindo como seminarista até chegar a ser padre e agora bispo de nossa Santa Igreja. Não podemos nos esquecer que, quando um novo bispo chega de outros lugares, fica simples chamá-lo pelos seus títulos: Senhor Bispo, Dom Fulano, Excelência... De longe, quando se chega, o desafio é tornar-se íntimo. Para muitos de nós, contudo, Dom Pedro Luiz é sempre simples e prazerosamente Pedro, sem títulos, apenas e suficientemente um amigo conhecido desde a juventude, com seus olhos vivazes e sorriso cativante.
Agora, saudosa porque partirá daqui, nossa Arquidiocese o entrega à Diocese de Franca para que lá, também, ele seja um bom pastor.
Embora saibamos que assim será, pedimos encarecidamente que a Igreja Particular de Franca receba Dom Pedro Luiz com grande afeto. Pedimos que todos cuidem bem dele, que não o deixem só e o abracem muito; saibam que lhe apraz uma boa e restauradora comidinha caseira e que não é exagerado em nada que lhe diga respeito a comer e beber (mas ele gosta de um vinhozinho bem ajeitado!). Saibam que ele não é luxento, nem prepotente e muito menos se preocupa demasiadamente com seus bens particulares; ele tem é prazer pela simplicidade da vida cotidiana. Temos certeza que a Diocese de Franca vai se afeiçoar rapidamente a ele.
A Dom Pedro, enviamos um abraço aqui descrito em palavras, mas que lhe daremos pessoalmente, bem apertado e aos milhares, antes que parta para seu novo pastoreio. Desejamos que Deus lhe multiplique todo o bem que ele nos fez.

Comissão Regional de Presbíteros e Coordenadores de Setor
Arquidiocese de São
Paulo
Região Episcopal Belém

Nós da Paróquia São João Batista agradecemos a presença de D. Pedro Luiz em diversos momentos, questionando, incentivando e valorizando o trabalho discípulo-missionário. Obrigada por sua presença luz entre nós e que o abençoe na nova missão.


Um comentário:

  1. D. Pedro Luiz é com dor que acolhemos a notícia de sua transferência, porém com ardor missionário compreendemos que sua missão não é aqui, nem ali; nem lá e nem acolá, sua missão é a Igreja e o Evangelho de Jesus Cristo! Obrigado pela amizade, obrigado pela acolhida, obrigado pelas horas de atenção à nossa comunidade paroquial, obrigado pelas horas de atenção ao nosso Colégio Mary Ward, obrigado pelas horas particulares que parou para me ouvir, acolher e indicar horizontes para eu pudesse estar e chegar onde cheguei. Seu exemplo de pastor contagia e anima nosso desejo de seguir a Igreja e o Evangelho de Jesus Cristo. Obrigado!!!!
    J. A. Galiani

    ResponderExcluir