quinta-feira, 19 de março de 2015

O Trânsito em São Paulo

Um grande problema que afeta as grandes cidades, atualmente, é o excesso de carros nas ruas. Existe forte pressão da indústria automobilistica para que sejam produzidos cada vez mais carros e estas tenham lucros cada vez maiores. Isso causa vários problemas, como poluição e dificuldades de mobilidade urbana, o que está se tornando incompatível com o bem estar da população e com um meio ambiente equilibrado.

A doutrina social da igreja, bem como as campanhas da fraternidade estão sempre relacionadas a problemas que afetam a todos nós. É inadmissível que industrias poderosas como a de automóveis usem seu poder econômico de forma abusiva. Precisamos urgentemente de uma economia verdadeiramente voltada para o bem comum. Não há duvidas de que é preciso mudar nosso hábitos, pois não é mais sustentável encher as ruas de carros e prejudicar o transporte publico.

Jesus Cristo está presente em nosso meio e com certeza, se preocupa com o sofrimento dos milhões de trabalhadores que todos os dias levam varias horas para chegar ao trabalho em condições degradantes devido a falta de transporte publico digno. Nos últimos anos foram promovidas diversas campanhas da Fraternidade com temas diretamente relacionados a problemas que atingem das grandes cidades. Dois exemplos são:

2010 - tema: "Economia e Vida (ecumênica)"; lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro"

2011 - tema: "Fraternidade e a Vida no Planeta"; lema: "A criação geme em dores de parto"

Recentemente, em manifestações que tomaram as ruas de todo o Brasil, um dos temas mais presentes eram melhorias no transporte publico. Embora muitos afirmem que as manifestações não levaram a nada, podemos ver o contrário: Pouco tempo depois das manifestações, houve consequências positivas como é possível ver em noticias recentes: 

Com faixa exclusiva, ônibus ganha de carro por 30 minutos em SP


90% dos paulistanos são favoráveis a faixas de ônibus e 88% pedem mais ciclovias


A implantação de faixas exclusivas para ônibus era uma medida há muito tempo necessária na cidade de São Paulo, mas que só foi tomada apos a mobilização popular. Hoje vemos os governos se sentirem obrigados a tomar medidas para favorecer o transporte público. Essas medidas ainda estão longe de ser suficientes, mas são um bom sinal de que a mobilização do povo influencia nas decisões do poder público. 
Se nos preocupamos verdadeiramete com nossos irmãos, devemos unidos buscar o bem comum. A doutrina social da igreja enfatiza bastante nossa responsabilidade de construir o reino de Deus na terra, ou seja, um mundo em que o bem comum alcance a todos. 

Autoria de Filipe Thomaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário