domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ser cristão com a Natureza e o Meio Ambiente.

  A preocupação com o meio ambiente e o respeito à natureza estão diretamente relacionados ao projeto de Deus para nós. A natureza foi criada por Deus para todos nós, e, por isso, não pode ser destruída em troca de lucros abusivos. A degradação do meio ambiente é, sem dúvida, um dos problemas mais graves que enfrentamos atualmente, pois pode gerar muita miséria em todo o planeta. A construção indiscriminada de usinas hidrelétricas sem um planejamento adequado, pode, também, trazer graves problemas a diversas populações vulneráveis, como, por exemplo, índios e ribeirinhos, além de muitos prejuízos a todo o meio ambiente. 

   Jesus Cristo, se estivesse em nosso lugar hoje, certamente, nos faria refletir sobre as estruturas injustas que existem atualmente, em que a natureza é destruída para se conseguir lucros exorbitantes.

   A igreja, incluindo todos nos, precisa desempenhar seu papel de denunciar as injustiças e as estruturas que geram morte. Com essa finalidade, promoveu diversas Campanhas da Fraternidade diretamente relacionadas à destruição da natureza, por exemplo:

2002 - tema: "Fraternidade e Povos Indígenas" lema: "Por uma terra sem males";

2007 - tema: "Fraternidade e Amazônia" lema: "Vida e Missão neste chão";

2011 - tema: "Fraternidade e a Vida no Planeta" lema: "A criação geme em dores de parto";

   Podemos ver no link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,o-brasil-esta-perto-de-usar-mais-a-energia-solar-imp-,1531033, uma importante noticia: " O Brasil está perto de usar mais a energia solar", o que já é feito em outros países.

   Sabemos que ainda estamos muito longe de uma boa convivência com a natureza, mas o aumento do uso da energia solar é um passo importante. devemos sempre buscar ter atitudes tanto grandes como pequenas no sentido de viver em harmonia com o meio ambiente, sem que interesses econômicos sejam colocados acima da preservação do mesmo.

  Sempre que temos atitudes contrarias às estruturas injustas do nosso mundo, com certeza, criamos um ambiente muitos menos favorável às mais diversas formas de injustiça. Jesus nos deixou a missão de ser seus apóstolos, e, para isso, precisamos nos espelhar no grande exemplo que ele nos deu. Devemos estar sempre atentos aos problemas concretos que afetam o nosso mundo e, sempre, procurarmos mostrar a nossos irmãos que, unidos, podemos resolver muitos problemas. Isso depende diretamente das atitudes concretas de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário