domingo, 22 de fevereiro de 2015

O Cristão na Educação

Jesus Cristo denunciou muitas injustiças que oprimiam o povo daquela época, e são muito parecidas com as injustiças que acontecem hoje. Ele mostrou que todos tem direito à mesma dignidade e são iguais perante Deus. Quando passamos a ter essa consciência, se tornava possível enxergar que as estruturas injustas precisam ser modificadas.

A vida de Jesus nos salva por que mostra que todos nós somos responsáveis por construir um mundo em que todos tenham dignidade. Hoje, nós temos a missão de mostrar isso a nossos irmãos, sempre tendo consciência de que oração e ação precisam ser inseparáveis uma da outra. Não é possível orar verdadeiramente se não nos empenharmos concretamente pelo bem dos nossos irmão, e isso inclui, necessariamente, a busca pelo bem comum.

Sabemos que, no Brasil, precisamos melhorar muito nosso sistema de educação. Educação de qualidade faz as pessoas pensarem sobre o que está errado, e buscar soluções concretas para os problemas que afetam toda a sociedade. A Campanha da Fraternidade é Um importante trabalho da igreja católica com o propósito de denunciar problemas sérios que afetam nosso país e mostrar como podemos, juntos, buscar soluções. Esse trabalho, por duas vezes, tratou especificamente da educação. 

1982 tema: "Educação e Fraternidade"     lema: "A verdade vos libertará"

1998 tema: "Fraternidade e Educação"     lema: "A Serviço da Vida e da Esperança"

Podemos ver no link que o governo está discutindo modificações no sistema de educação do Brasil. 

Sem dúvidas, o tema está sendo debatido porque o povo brasileiro já sabe que a educação necessita de muitas melhorias. Entretanto, não se sabe até que ponto estão sendo buscadas mudanças verdadeiras ou se está apenas discutindo mudanças aparentes para "fazer propaganda". Mais do que saber que a educação precisa melhorar precisamos exigir que haja mudanças de verdade, de forma a promover o bem comum, e não somente, mudanças que na pratica não façam muita diferença. Para seguirmos o projeto de Jesus Cristo, todos nós precisamos exigir melhorias concretas. Podemos contribuir para exigir mudanças de verdade, entre outras formas, através do voto consciente e também manifestando nossa opinião de cristãos aos que estão ao nosso redor, pois isso ajuda as pessoas a perceberem o que esta errado e enxergar o que pode e precisa ser mudado.

Autoria de Filipe Thomaz, membro da PFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário