segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ACONTECEU EM 10/08/2010

Feira de Economia Solidária conquista clientes conscientes

Uma das edições mais completas. Assim o professor Antônio Cruz, integrante da equipe apoiadora da Feira de Economia Solidária, realizada neste dia 10, designou a sexta edição do evento. Além das bancas estarem incrementadas, nesse mês, devido à regionalização da Associação Bem da Terra, grupos da Casa da Acolhida da Mãe Gestante, de Piratini, estiveram participando. Realizada mensalmente em frente ao Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Feira conta com a assistência do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic).

O consumo dos diversos produtos, como leite, pães, hortifrutigranjeiros, artesanatos, artigos de vestuário, decoração, cama, mesa e banho, comercializados diretamente do produtor, estimulam a economia solidária. Segundo Cruz, o crescimento, agora, deve ser pequeno, mas contínuo. “A Feira já criou uma clientela, uma freguesia fiel”, destacou.

Pela terceira vez, o Grupo Cidadania e Vida, da Paróquia Nossa Senhora da Luz, participou mostrando seus artesanatos. “Na verdade, os artesanatos são um pretexto para nos reunirmos e praticarmos a organização”, disse a coordenadora do projeto e professora aposentada, Ana Maria Soares da Silva, 72 anos. Formada em Pedagogia, Teologia e com mestrado em Educação Ambiental, Ana Maria utiliza seu conhecimento para dar voz aos necessitados junto ao poder público.

Criado há 47 anos, o projeto do qual Ana Maria participa ajuda pessoas excluídas da sociedade e posseiros que aprendem com trabalho coletivo. “Tínhamos no grupo prostitutas e pedintes que agora vivem com dignidade”, relatou a ex-professora. “O sistema capitalista não cuida de todos, e estamos aqui integrando a economia solidária, inspirados no que disse Jesus: ‘Eu vim para todos tenham vida’”. Há 18 anos no Grupo Cidadania e Vida, a artesã Neuza Barbosa de Oliveira, 56 anos, comentou que todos se ajudam. “Cada um faz um pouco; quem sabe mais ajuda o outro”, analisou.

Com o tema “Bem da Terra, Comércio Justo e Solidário”, o objetivo da atividade é estimular o consumo consciente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128.8015 ou pelo e-mail nesic@ucpel.tche.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário