sábado, 4 de abril de 2009

Programação da CF 2009

Nossa pastoral, em conjunto com os demais movimentos de nossa comunidade, preparou para todos nós um conjunto de palestras com temas específicos da CF 2009. Veja a programação abaixo e acompanhe por nosso blog outras novidades ao longo de 2009.

COMUNICAÇÃO: A Mídia e a Violência - 04/04 - João Carlos Gomes Jornalista da Região Belém para o jornal "O São Paulo".

EDUCAÇÃO: Cultura de Paz - 09/05 - José A. Galiani - Orientador pedagógico e educacional do Colégio Mary Ward.

PAZ NO TRÂNSITO / MEIO AMBIENTE - 27/06 - Palestrante a ser confirmado.

JUSTIÇA E TRABALHO - 25/07 - Palestrante a ser confirmado.

VIOLÊNCIA INTITUCIONALIZADA / JUSTIÇA E PAZ - 29/08 - Palestrante a ser confirmado.

FAMÍLIA COMO FONTE DE PAZ E VIDA - 26/09 - Palestrante a ser confirmado.

COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO - 24/10 - Palestrante a ser confirmado.

AVALIAÇÃO GERAL e APRESENTAÇÃO DA CF-2010 - 28/11

Desde já, agradecemos a todos pelo apoio, colaboração e presença.

2 comentários:

  1. Queria em primeiro lugar agradecer a todos que participaram do encontro.

    Acreditamos que tenha sido uma tarde muito agradável e de muito bom proveito.

    O evento já está atualizado na site da Região Belém, com fotos da missa e da sala do evento.

    www.regiaobelem.org.br

    Um grande abraço a todos.
    Flávio R Castro

    ResponderExcluir
  2. D. Orani Tempesta lembra que tema da segurança é debatido na Campanha da Fraternidade


    Por Alexandre Ribeiro

    RIO DE JANEIRO, (ZENIT.org).- O novo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, ao comentar que uma pergunta constante dos jornalistas, após sua nomeação, foi sobre a violência no Rio, afirmou que esta é uma preocupação não apenas sua, mas de toda Igreja no Brasil, que discute o tema da segurança pública na Campanha da Fraternidade.

    «Todos queremos que seja mudada essa situação [de violência] que ora vivemos em nosso mundo e de maneira especial em nosso país. Essas preocupações estão dentro das reflexões de nossa atual Campanha da Fraternidade», recorda, em artigo difundido à imprensa nesse domingo.

    Segundo o Arcebispo, não existem «soluções mágicas para grandes questões de comportamento social e principalmente para as mudanças sociais, principalmente culturais, profundas que aconteceram na sociedade».

    «São questões de valores familiares, éticos-morais, valorização da vida, posicionamento da mídia, situação da criminalidade, problemas sociais diversos, esquecimento do transcendente.»

    Dom Orani considera que não faltam orientações da Igreja sobre essas questões, mas «depende muito do acolhimento que as pessoas fazem às orientações».

    «O Evangelho vivido com a liberdade cristã, sem fanatismos e fundamentalismos, é um caminho seguro para uma convivência de paz», considera.

    «Muitos daqueles que não creem colocam em prática os valores do Evangelho mesmo sem saber quando agem com sinceridade e na busca da verdade.»

    O tema da segurança pública apresenta para a Campanha da Fraternidade um «desafio enorme», «que não conseguiremos resolver em um ano», destaca.

    Por isso, o Arcebispo recorda que a Igreja no Brasil fez a proposta de apresentar, no final da Campanha, «um projeto de estado que a curto, médio e longo prazo dê passos na direção da construção de uma sociedade que sonhamos».

    «Não existe solução para problemas profundos a que chegamos sem uma opção séria para que, em examinando os caminhos, cheguemos unidos a alguns parâmetros em que a maioria aposte como importantes para o nosso futuro.»

    «Aquilo que foi ocorrendo como um rio caudaloso levando-nos a essa mudança cultural de hoje terá de ser agora repensado com a inteligência e decisão humana. A Igreja está presente e quer colaborar», afirma.

    Contribuição de Leonardo da Pastoral Fé e Política.

    ResponderExcluir