terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Discussão: Maioridade Penal

Atualmente, no Brasil, muitos afirmam que o caminho para se reduzir a violência é a redução da maioridade penal. Entretanto, se olharmos a situação mais a fundo, podemos perceber que os jovens infratores, geralmente, são vitimas de estruturas que são um verdadeiro incentivo à criminalidade. Para um jovem pobre, não é muito simples enxergar perspectivas de acesso digno a moradia, alimentação, saúde pública, segurança, entre outras coisas essenciais, com os frutos de um trabalho honesto, enquanto que, cometendo crimes, existe a ilusão de ganhar muito mais dinheiro, e de forma "fácil".

Ao invés de reduzir a maioridade penal, seria muito mais efetivo trabalhar sobre a causa dos problemas, ou seja, trabalhar com o objetivo de criar estruturas que façam todos se sentirem uteis e responsáveis pela construção de um país mais justo. Todos esses jovens precisam ter condições de perceber que muitas outras pessoas dependem de suas atitudes, e que essas atitudes realmente fazem diferença.

A igreja católica no Brasil promove todos os anos a Campanha da Fraternidade, um importante trabalho com objetivo de despertar a atenção para problemas concretos que afetam o povo brasileiro. Esse trabalho teve, por diversas vezes temas profundamente relacionados com a violência e os problemas enfrentados pelo povo brasileiro. Alguns exemplos muito associados aos problemas enfrentados pelos jovens são:
1983 - tema - Fraternidade e Violência lema - Fraternidade sim, violência não
1987 - tema - Fraternidade e o Menor lema - Quem acolhe o menor, a mim acolhe
1992 - tema - Fraternidade e Juventude lema - Juventude - caminho aberto
2001 - tema - Fraternidade e as Drogas lema - Vida sim, Drogas não
2009 - tema - Fraternidade e Segurança Pública lema - A Paz é fruto da Justiça
2013 - tema - Fraternidade e Juventude lema - Eis-me aqui, envia-me!

Recentemente pudemos ver a divulgação de um interessante estudo sobre o assunto em um site bastante popular da internet.  

 Redução da maioridade penal não reduz crimes violentos no País, mostra estudo
A igreja, incluindo todos nós, tem o importante papel de denunciar as estruturas injustas que oprimem a todos. Nós como cristãos, temos a responsabilidade denunciar as raízes do pecado para ajudar a combate-las. Temos o papel de, unidos em nome de Jesus, ajudar a despertar a atenção para os problemas concretos do povo brasileiro.
Para seguirmos os ensinamentos de Jesus Cristo, precisamos de oração, e, também, ação. Para construirmos um mundo mais humano para todos, é fundamental denunciar as estruturas injustas da nossa sociedade, que direta ou indiretamente afetam a todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário