quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Reflexão - Campanha da Fraternidade e a Saúde Pública


   Todos tem direito à prestação digna e dos serviços públicos, um direito, inclusive, garantido pela Constituição brasileira, mas que frequentemente, não é respeitado na prática. Infelizmente, muitos acreditam que esse problema seja normal sem solução. Essa é uma visão equivocada e que não pode ser aceita. Muito pelo contrário, há soluções e estas dependem diretamente da participação de todos nós.
    Atenta a essa situação, a Igreja católica promove, todos os anos, a Campanha da Fraternidade que traz a público temas de fundamental importância para os brasileiros, para serem questionados por todos. Esse trabalho tem por objetivo nos incentivar pensar sobre os problemas sociais que afetam todos e a compreendermos nossos direitos e reais necessidades.
     A igreja, para ser fiel ao que Jesus Cristo pregou precisa colocar o dedo nas feridas sociais e denunciar as raízes das estruturas de pecado. É fundamental que nós como cristãos contribuamos, cada um em seu ambiente e dentro de suas possibilidades, para despertar em nossos irmãos a consciência de seus direitos e da necessidade de busca-los na pratica, sempre com a clareza de que não são favores, mas sim, direitos. 
     Em 2012, foi promovida da Campanha da Fraternidade com o tema "Fraternidade e saúde pública"(clique para acessar o link) e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra!" A saúde pública é um direito de todas as pessoas e um dever do governo, mas que não vem sendo devidamente respeitado. Mais recentemente, ocorreram muitas manifestações pelas ruas de todo o Brasil, e um dos assuntos mais reivindicados foi a saúde pública de qualidade para todos. Pouco tempo depois, foi anunciada a decisão de contratar médicos estrangeiros para regiões com grande carência desses profissionais e onde havia dificuldade para enviar médicos brasileiros. Essa medida foi tomada com o objetivo de melhorar a saúde pública dessas regiões. Essa decisão foi tomada como resposta à pressão do povo cobrando seus direitos. É indispensável que haja essa o pois a função dos governantes é atender às NECESSIDADES do povo. Jesus sempre pregou que devemos denunciar e lutar unidos contra as injustiças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário