segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Coalizão contra Usinas Nucleares

Relato da reunião da Coalizão contra Usinas Nucleares realizada ante-ontem dia 18 de janeiro.


Nova reunião no dia 8 de fevereiro, (18 horas – ADUSP - Associação dos Docentes da USP, no campus da USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. J, 374, atrás do prédio da Antiga Reitoria, contornando-o à direita de quem o olha de frente).



Proposta: realizar um evento em 11 de março, dia do 1º aniversário do desastre de Fukushima.
A rede francesa “Sortir du nucléaire” está organizando um grande evento nesse dia: uma “corrente humana” contra o nuclear e em solidariedade com os japoneses, com pessoas que se dêem as mãos nos 235 quilômetros que ligam Lyon a Avignon (ver http://chainehumaine.org/). Os organizadores nos contataram propondo-nos que também o façamos aqui no Brasil, no dia 11.
Companheiros nossos de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Bahia e Recife estão pensando nisso, já que tais “correntes humanas” podem atrair bastante os meios de comunicação de massa.
O que pensamos fazer aqui em São Paulo foi o seguinte: instalar no domingo dia 11 de março, ao longo de toda a Av. Paulista (a cada quarteirão), mesinhas de coleta de assinaturas para nossa Iniciativa Popular, das 14 às 17 horas, com cartazes que expliquem de que se trata e a distribuição de nosso folheto e outros materiais de esclarecimento. Às 17 horas todos que estiverem nessas mesinhas se darão as mãos (começando de cada um dos dois finais da avenida), formando a nossa “Corrente Humana”: um cordão cada vez maior, que vá se aproximando do vão do MASP. Lá chegando, será lido o Manifesto da Coalizão, que já recebeu mais de 800 assinaturas de adesão (esses signatários serão convidados a estarem também presentes no vão do MASP).
Alem desse ato, organizaremos uma ou duas sessões de cinema, em outros locais, com os filmes do acervo da ONG do Rio Uranium Film Festival que estiverem accessíveis.
Nossa reunião do dia 8 de fevereiro será portanto uma reunião organizativa dessas atividades, em que discutiremos os detalhes necessários, distribuiremos funções e tarefas, decidiremos sobre cartazes e materiais de difusão, camisetas ou outros distintivos que todos usem nas mesinhas, contato com os meios de comunicação, etc., etc., etc.
Queremos portanto convidar todos vocês a se incorporarem a essas atividades, da forma que for possível para cada um, assim como conseguir mais adesões. Precisaremos de muita gente para ter uma mesinha de coleta em cada esquina da Paulista... (e talvez a ajuda dos voluntários de Greenpeace). Quem puder vir à reunião do dia 8 será portanto mais do que bem-vindo/a, e quem não puder por favor nos diga em que pode ajudar.
Recebi ontem a noticia de que o Parlamento alemão adiou para a semana do 27 de fevereiro sua decisão sobre a continuidade da Garantia Hermes para Angra III.




Quanto à reunião do ultimo dia 18, desta vez participaram 17 pessoas. Ela foi muito animada, especialmente porque contou com a presença dos professores Joaquim Francisco de Carvalho e Ildo Sauer, ambos do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP do qual Ildo é Diretor. Como eles estão entre as maiores autoridades científicas brasileiras na questão nuclear, a primeira hora e meia foi consagrada a esclarecimentos de dúvidas dos participantes, que foram atendidos com muita atenção. Foram levantadas muitas questões sobre a matriz energética brasileira e seus custos e o nuclear dentro dela, sobre a questão do lixo nuclear como tenebrosa herança deixada às gerações futuras, e sobre a Garantia Hermes e o modo de abordá-la para tentar obter sua suspensão. E foi discutida a proposta de realizar um evento com palestras dos professores e perguntas dos presentes na semana de 20 a 25 de março.



Pedro Torres, da Greenpeace criou, em setembro, a lista de discussão http://groups.google.com/group/coalizao-contra-usinas-nucleares?hl=pt-BR, todos que queiram “entrar na lista”, ou seja, receber tudo que seja difundido por meio dela e enviar a todos idéias, comentários e propostas, escrevem para Pedro Torres , dizendo, no assunto do seu mail: “quero entrar na lista da Coalizão”.




Fonte: Coalizão contra Usinas Nucleares

Nenhum comentário:

Postar um comentário