sábado, 30 de maio de 2009

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009

O lema da Semana de oração deste ano - "Unidos na tua mão" - é inspirado no livro do profeta Ezequiel. O profeta viveu num contexto de desunião do povo de Deus, Israel estava dividido entre reino do sul e reino do norte.

Unidade não significa o fim da diversidade, é importante afirmar nossa identidade.
Cada jeito de ser é um jeito de participar e de contribuir para um mundo melhor, onde a vida possa ser boa como Deus deseja.

Em 2009, os cristãos do mundo inteiro rezam pela unidade "para que estejam unidos em tua mão" (cf. Ez 37,17). Ezequiel - cujo nome significa "Deus o faz forte" - foi chamado para restituir esperança a seu povo, numa situação política e religiosa desesperada que perdurou depois da queda e ocupação de Israel, com o exílio de grande parte de seu povo.

Nesta profecia vê-se uma prefiguração da vida nova em Cristo. Unindo os dois pedaços no madeiro da cruz, Jesus nos reconcilia com Deus e humanidade se enche de uma nova esperança! Apesar dos nossos pecados, da violência e das guerras; apesar da desigualdade entre ricos e pobres; apesar de nosso desrespeito à Criação; apesar das doenças, sofrimentos e discriminações; apesar da nossa desunião e das nossas divisões, Jesus Cristo - com os braços abertos na cruz - abraça toda a criação e nos dá o shalom de Deus. Elevado na cruz ele nos atrai para si e nos faz "um" em suas mãos.

Unimo-nos à oração de Jesus para nossa unidade, para que os cristãos compreendam que só em conjunto poderemos salvaguardar as maravilhas da Criação que Deus nos confiou: o ar que respiramos, a terra que nos dá seus frutos; a Terra inteira que glorifica seu Criador.

Fonte:http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário