quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo

Segue abaixo a apresentação de D. Odilo ao 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo: Discípulos-missionários na cidade.

Na assembléia arquidiocesana de pastoral do dia 8.11.2008, foi aprovado o 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo. Discípulos-missionários na cidade: esse título indica os enfoques principais do Plano e deverão orientar toda a nossa ação evangelizadora e pastoral nos próximos 4 anos: como cristãos e católicos, trazemos a identificação com Jesus Cristo e sua Igreja; de Cristo discípulos, dele recebemos a constante inspiração e motivação para sermos missionários e atuarmos como suas testemunhas na cidade de São Paulo.

O Plano também traz a preocupação da “conversão pastoral”, pedida em Aparecida e, hoje, tão necessária para sermos uma Igreja verdadeiramente discípula e missionária de Jesus Cristo na cidade grande. Cada comunidade, grupo e pastoral deveria perguntar-se: o que isso significa e que tipo de mudanças precisam acontecer, para realizarmos essa conversão pastoral? Por isso, o 10° Plano dá uma atenção especial aos “sujeitos eclesiais”, mais que aos programas e estratégias de ação; esses sujeitos eclesiais são as pessoas e também as instituições e organizações da Igreja. São eles que precisam realizar a conversão pastoral e missionária, a partir de um encontro pessoal e profundo com Jesus Cristo, para serem animados por novo espírito e nova disposição; depois disso, também os projetos e programas pastorais tomarão novo sentido.

O 10° Plano nos estimula a sermos uma Igreja em estado permanente de missão na realidade urbana de São Paulo, onde há grandes desafios e problemas, mas também oportunidades extraordinárias para a ação evangelizadora. Este é o lugar de nossa missão! Deus habita esta cidade e ama seu povo! Somos enviados por Deus a esta metrópole para testemunharmos isso, de muitas formas, com alegria e esperança.

O novo Plano deve chegar a toda a comunidade arquidiocesana, especialmente nas mãos dos padres, pastores e guias das comunidades, dos coordenadores e animadores de organizações pastorais, movimentos e grupos eclesiais. Seja estudado, refletido e posto em prática, com a ajuda de Deus e a proteção de Nossa Senhora da Assunção!
Card. D. Odilo P. Scherer
Arcebispo de S.Paulo
São Paulo 30.11.08
http://www.arquidiocese-sp.org.br/10_plano_de_pastoral/00.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário