terça-feira, 9 de outubro de 2012

11º Plano de Pastoral da Arquidiocese


A Arquidiocese de São Paulo é a expressão da Igreja Católica Apostólica Romana na parte da cidade de São Paulo onde está localizada. Qual é o primeiro objetivo da presença da Igreja em São Paulo? Tantas poderiam ser as respostas, mas uma delas é a principal: a Igreja está aqui para ser testemunha de Jesus Cristo e do Evangelho do Reino de Deus na grande cidade de São Paulo.
Foi bem isso que Jesus recomendou aos apóstolos, ao prometer-lhes o Espírito Santo, antes de elevar-se ao céu: “Vós sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra” (cf At 1,8). Observemos que Jesus manda ser testemunhas dele, por primeiro, na cidade de Jerusalém, que podia ser considerada “a grande cidade” daquela época.

A Arquidiocese de São Paulo assume, como meta orientadora do seu 11º Plano de Pastoral, SER TESTEMUNHA DE JESUS CRISTO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Esta meta dá sentido e orientação a tudo o que a Igreja é e faz em São Paulo: para todas as suas organizações pastorais, instituições educativas, de caridade e solidariedade social; para os seus Meios de Comunicação, organizações dos fiéis leigos, para a atuação dos bispos, padres e religiosos; para a existência e atuação das paróquias, igrejas, santuários, conventos, mosteiros, pequenas e grandes comunidades; para as celebrações litúrgicas e manifestações religiosas, artísticas e culturais, e até para o badalar dos sinos nas torres das igrejas... Tudo isso existe em função da missão de testemunhar Jesus Cristo e seu Evangelho na cidade de São Paulo.

O 11° Plano de Pastoral começa fazendo uma referência à história da presença e atuação da Arquidiocese de São Paulo e ao caminho de fidelidade a Cristo, que ela procurou seguir. Esta Igreja vê-se hoje diante de situações novas, tanto do ponto de vista religioso e pastoral, como do ponto de vista social, político e cultural; essas situações representam uma chance e um convite para atuar de forma nova e perseverante; mas também mostram situações desafiadoras, em que a missão da Igreja precisa ser exercitada com renovada atenção e empenho.

Em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, também a Arquidiocese de São Paulo coloca-se diante de seis URGÊNCIAS, que requerem o empenho especial de todos nós e de todas as organizações desta Igreja na Metrópole. As URGÊNCIAS assumidas no 11º Plano de Pastoral são as seguintes:

a) diante da necessidade de promover a nova evangelização, que a Igreja em São Paulo se coloque “em estado permanente de missão”; b) em vista da necessidade de proporcionar melhor formação aos fiéis, para darem expressão à vida cristã, que a Igreja em São Paulo seja uma acolhedora “casa de iniciação à vida cristã”; c) diante da necessidade de ouvir e praticar a Palavra de Deus, para ser verdadeiros discípulos missionários, toda a vida e ação da Igreja precisa ser animada pela a Palavra de Deus”; d) levando a sério o mandamento do amor fraterno e da comunhão entre todos batizados, que a Igreja em São Paulo se organize sempre mais como uma rica e variada “Comunidade de comunidades” cristãs; e) assumindo a sua missão “para que todos tenham vida”, que a Igreja em São Paulo se coloque generosamente ao serviço da vida plena para todos; f) voltando-se para os jovens, com amor e profundo interesse, que a Igreja em São Paulo una seus esforços para a evangelizar a juventude. De fato, a Jornada Mundial da Juventude – Rio2013 - é uma “hora de Deus” para a evangelização da juventude.

Após indicar algumas situações que caracterizam cada uma dessas URGÊNCIAS, o 11º Plano oferece indicações pastorais, que deverão ser traduzidas em iniciativas e programas de ação pelas paróquias, comunidades e organizações eclesiais e pastorais. O Plano de Pastoral é norteador da ação evangelizadora e pastoral da Arquidiocese, mas não oferece um programa detalhado de ações, que deverão ser organizadas de acordo com as situações específicas.

Em anexo ao 11° Plano de Pastoral, encontram-se também algumas indicações para um projeto pastoral de 4 anos; esse Projeto ajudará a melhor traduzir o 11º Plano em programas organizados no tempo e favorecerá a pastoral de conjunto na Arquidiocese. O projeto pastoral leva em conta o 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II, o Ano da Fé e o Catecismo da Igreja Católica, ajudando a nossa Arquidiocese a viver esses próximos 4 anos bem sintonizada e em comunhão com a Igreja no Brasil em do mundo inteiro.

O primeiro ano de vigência do Plano de Pastoral coincide com a realização do Ano da Fé, que toda a Igreja celebra de 11 de outubro de 2012 até 24 de novembro de 2013. Por isso, como Arcebispo de São Paulo, e com o objetivo de estimular todos a viverem intensamente o Ano da Fé, ofereço à Arquidiocese minha segunda Carta Pastoral – SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! – na qual também é apresentada uma série de indicações e sugestões para a vivência do Ano da Fé. A Carta Pastoral deve ser considerada parte do Projeto Pastoral da Arquidiocese para 2012-2013.

Faço votos que o 11º Plano de Pastoral possa proporcionar um belo e frutífero caminho de unidade pastoral, como resposta aos desafios, necessidades e URGÊNCIAS pastorais do nosso tempo. Encorajo os Padres, Diáconos e Religiosos/as, juntamente com as lideranças pastorais do Laicato, a que abracem com alegria e generosidade este Plano de Pastoral. E o Espírito de Deus fará frutificar nossos esforços.

São Paulo, na festa do Apóstolo São Mateus, 21 de setembro de 2012

Cardeal Dom Odilo P. Scherer - Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário